Orquestra Clássica do Sul dá concerto no Revelim de Santo António

O Revelim de Santo António, em Castro Marim, será palco, no dia 5 de julho, às 22h00, do concerto da […]

O Revelim de Santo António, em Castro Marim, será palco, no dia 5 de julho, às 22h00, do concerto da Orquestra Clássica do Sul (OCS), herdeira do percurso de sucesso da Orquestra do Algarve.

Neste concerto, e no cenário de riqueza paisagística que o Revelim de Santo António proporciona, o público poderá assistir à interpretação de peças musicais de grandes compositores clássicos, como a a “Sinfonia Nº 5” de Franz Schubert ou a “Suite Checa” de Antonin Dvorák.

Criada em setembro de 2013, com o objetivo de consolidar a sua implementação nas regiões algarvia e andaluza, de Espanha, e alargar a sua atividade às regiões do Alentejo e Península de Setúbal, a OCS é composta por 31 músicos, selecionados em concurso público internacional, e realiza concertos de música de câmara, ópera e Concertos Promenade (destinados às famílias), mas também concertos ligados a outras expressões artísticas como o jazz, o fado ou a dança.

O objetivo é promover a música erudita e a cultura, consolidar a relação com o público e alcançar novos públicos.

A OCS é dirigida pelo maestro Cesário Costa, reconhecido em Portugal como um dos mais ativos maestros da sua geração.

Com um curso superior de Piano (em Paris) e mestrado em Direção de Orquestra (Alemanha), Cesário Costa venceu o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. O seu reportório, onde constam obras de compositores portugueses, apresentado na Europa, Ásia, Cabo Verde e América, vai do barroco ao contemporâneo.

Em paralelo à atividade de maestro e de programador musical, tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve e posteriormente presidente da Metropolitana e Diretor Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Atualmente, além de Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul, é ainda Maestro Titular da OrchestrUtópica.

Comentários

pub