Onda de calor de junho trouxe noites tropicais

A onda de calor que ocorreu em pelo menos dez locais do território continental entre os dias 11 e 16 […]

A onda de calor que ocorreu em pelo menos dez locais do território continental entre os dias 11 e 16 de junho, com valores da temperatura do ar muito elevados, tanto das máximas como das mínimas, levou também à ocorrência de noites tropicais, quando a temperatura mínima é igual ou superior a 20ºC.

A onda de calor foi registada nas estações meteorológicas de Monção, Braga, Porto, Dois Portos, Santarém, Portalegre, Lavradio, Alvalade, Benavila e Elvas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a onda de calor foi originada por influência de um fluxo predominante de leste sobre o território do continente.

Este fluxo esteve associado à presença, a partir de dia 12, de um anticiclone localizado próximo das Ilhas Britânicas e, a partir de dia 14, também de uma região depressionária centrada no sul da Península Ibérica.

O IPMA acrescenta que «com a descida gradual de temperatura nos próximos dias e que teve já início no litoral da região Sul no dia 16, a onda de calor não deverá ter uma extensão temporal muito superior à já verificada, embora ainda sejam esperados valores próximo de 30ºC no nordeste Transmontano e na Beira Alta até dia 20 de junho».

Comentários

pub