Olhão inaugura largos requalificados na zona histórica no Dia do Município

Cinco largos dos bairros típicos da Barreta e do Levante, na zona histórica de Olhão, vão ser inaugurados na próxima […]

Cinco largos dos bairros típicos da Barreta e do Levante, na zona histórica de Olhão, vão ser inaugurados na próxima segunda-feira. Estas inaugurações, bem como o lançamento do «Circuito das Lendas» que passam a integrar, serão um dos pontos altos das comemorações do Dia do Município de Olhão, que se comemora a 16 de junho.

A 15 e 16 de junho, serão promovidas diversas atividades, entre cerimónias oficiais e eventos de animação, entre outros. Além de concertos, protagonizados por artistas locais, no domingo e na segunda-feira à noite, também será lançada uma exposição.

Há cinco largos para inaugurar e devolver à população e visitantes, mas a sua inauguração será concentrada numa cerimónia simbólica, a ter lugar no Praça Patrão Joaquim Lopes, junto aos Mercados Municipais de Olhão, às 10h15. Logo depois, às 10h45, haverá nova inauguração, desta feita do Ecocentro da cidade, na Zona Industrial de Olhão.

Como é habitual, haverá lugar à cerimónia oficial, que em Olhão passa pela homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, frente à Igreja Matriz, onde será depositada uma coroa de flores. Um ato que se seguirá ao Hastear da Bandeira, agendado para as 9h15. À tarde, às 16 horas haverá o descerramento de várias placas toponímicas nalgumas ruas da cidade e às 17h30 será inaugurada a exposição do Centro de Pintores Olhanenses, na Biblioteca Municipal de Olhão.

No que toca ao cartaz de animação musical, terá um primeiro momento no dia 15 às 22 horas, com a atuação dos fadistas Pedro e Teresa Viola, dois valores locais, no Jardim Pescador Olhanense. Na segunda-feira, no mesmo local e à mesma hora, atua Luís Guilherme, também ele olhanense, que irá apresentar o seu novo trabalho «Enamorado», produzido entre Portugal e Espanha por Shayla Velez, Carlos Granito e o próprio artista.

Comentários

pub