Olhanense Gustavo Marcos inspirou a Academia Olímpica Internacional

O jovem olhanense Gustavo Marcos representou Portugal na reunião que juntou diretores e oficiais olímpicos nacionais e internacionais, de cerca […]

O jovem olhanense Gustavo Marcos representou Portugal na reunião que juntou diretores e oficiais olímpicos nacionais e internacionais, de cerca de 180 países, na Academia Olímpica Internacional, em Olímpia, na Grécia, entre 11 e 18 de maio. O fundador dos Jogos de Quelfes e membro do conselho diretivo da Academia Olímpica de Portugal acabou por ser o escolhido para proferir o discurso final do seminário sobre «A Educação Olímpica», em nome de todos os participantes, que foi enaltecido.

Palavras «profundamente inspiradoras», que foram consideradas pelo professor Konstantinos Georgiadis, decano da Academia Olímpica Internacional e superintendente, como «o melhor discurso proferido naquela instituição».

«Com o objetivo de refletir sobre os grandes desafios do Olimpismo atual e preconizar soluções que pudessem ser remetidas às mais altas instâncias do Comité Olímpico Internacional, Portugal, representado pelo jovem olhanense, esteve integrado no grupo de trabalho «English 1», juntamente com o México, China, Taipé, Sudão, El Salvador, Qatar, Porto Rico, Turquia e Alemanha», anunciou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

De entre as recomendações emitidas (onde se incluiu o reforço da ação preventiva na luta contra o doping ou o estabelecimento de regras financeiras para processos de candidatura e organização dos Jogos Olímpicos), Gustavo Marcos, em representação de Portugal, «sugeriu a importância fundamental de promover o Olimpismo enquanto filosofia de vida, capaz de ser abraçada por qualquer pessoa, em qualquer idade, independentemente da sua origem, raça, religião, orientação política ou sexual. Neste processo foi ainda sugerida a aposta em ações sociais, culturais e ambientais que reforcem a imagem do Movimento Olímpico junto da população».

No final, por proposta da Austrália, Finlândia, Nova Zelândia e Estados Unidos da América, falou em nome de todos quanto estiveram presentes em Olímpia. «O Olimpismo é uma causa que nos inspira a combater os medos mais profundos. Que ajuda a suportar as situações mais desafiantes. E também, mesmo quando parece impossível, a triunfar», foi uma das mensagens deixadas por Gustavo Marcos.

Comentários

pub