Obras nas Muralhas e iluminação da Fortaleza de Sagres vão começar

A empreitada de Reabilitação das Muralhas e Execução da Iluminação Cénica da Fortaleza de Sagres foi consignada a semana passada. […]

A empreitada de Reabilitação das Muralhas e Execução da Iluminação Cénica da Fortaleza de Sagres foi consignada a semana passada. A intervenção custará cerca de 635 mil euros e deverá estar concluída até final do ano.

A presente intervenção consiste em restabelecer as condições de conservação dos diferentes elementos que constituem a Fortaleza, «invertendo a tendência de degradação dos últimos anos e restituindo a sua imagem exterior», anunciou esta segunda-feira a Direção Regional de Cultura do Algarve, que iniciou, em 2009, o Programa de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres.

O principal objetivo da obra é «a reabilitação dos revestimentos dos panos da muralha, a conservação do portal da frontaria e do relógio de sol, a reabilitação dos revestimentos exteriores e interiores da Igreja de Nossa Senhora da Graça, a conservação dos canhões, a substituição dos carros de apoio dos canhões, a reabilitação do pavimento nas áreas de bateria e a iluminação cénica do monumento».

Como revelou ao Sul Informação, em Novembro de 2013, a então diretora Regional de Cultura do Algarve Dália Paulo, por ocasião do início das obras no interior do Auditório da Fortaleza de Sagres, após aquela intervenção, 80 por cento dos trabalhos da 1ª Fase estariam concluídos. A obra consignada a 26 de maio permitirá concluir estes 20 por cento que faltavam.

A mesma responsável revelou, na altura, que a 2ª fase deveria decorrer de «janeiro de 2014 a junho de 2015», ou seja, ao longo de ano e meio, no seguimento de uma candidatura a Fundos Europeus, apresentada em julho daquele ano pela DR de Cultura do Algarve , já aprovada.

É nesta 2ª fase que está prevista a empreitada – obra e museografia – do Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, a ser instalado em parte dos edifícios construídos nos anos 90, da autoria do arquiteto João Carreira.

Também neste caso as obras custarão cerca de 4 milhões de euros, o grosso dos quais virão da União Europeia, através do PO Algarve 21 e ainda com fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) entre 2007 e 2013.

«A atratividade da Fortaleza de Sagres, Monumento Nacional classificado em 1910, está associada à conjugação única de uma multiplicidade de valores que lhe conferem um carácter singular, ultrapassando em muito as várias funções que lhe têm vindo a ser atribuídas ao longo dos séculos», descreve a entidade responsável pela obra. É, de resto, um dos monumentos mais visitados em Portugal.

A Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres, integrada numa intervenção de fundo que pretende tirar partido das múltiplas potencialidades do conjunto, teve um investimento na 1.ª fase de quase 4 milhões de euros e contou com o apoio financeiro do programa Programa de Intervenção do Turismo (PIT), do Turismo de Portugal e dos programas PIPITAL e QREN, do POAlgarve 21.

Comentários

pub