Marchas animam o Calçadão de Quarteira nos Santos Populares

As marchas populares voltam a animar o Calçadão de Quarteira, em honra dos Santos Populares, nos dias 13, 23 e […]

As marchas populares voltam a animar o Calçadão de Quarteira, em honra dos Santos Populares, nos dias 13, 23 e 28 de junho. Na edição de 2014 das festas tradicionais de junho, são esperadas centenas de figurantes, que irão desfilar, trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória e as tradições dos Santos Populares.

À rua, vão sair oito marchas: A marcha infantil da Fundação António Aleixo; as «Florinhas de Quarteira», com jovens daquela localidade; a marcha «Vasco da Gama»: a da Rua Gago Coutinho; a Marcha da Rua do Outeiro; o grupo Poeta Pardal; a marcha de Vilamoura; e a Marcha da Rua do Cabide».

A par deste desfile, a cidade de Quarteira recebe por estes dias arraiais e bailes onde não faltam os petiscos como a sardinha assada e o caldo verde e muita animação. Também estarão presentes os símbolos dos Santos Populares – Santos António, João e Pedro – como os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

«Com o passar dos anos, os Santos Populares de Quarteira tornaram-se num dos principais cartazes turísticos da cidade de Quarteira e do Concelho de Loulé, atraindo muitos turistas. Mas este evento é também a demonstração do bairrismo que está bastante enraizada no espírito e alma de todos os quarteirenses», ilustra a Câmara de Loulé.

 

Sobre as marchas participantes:

A Marcha da Fundação António Aleixo, constituída por crianças, convida o público a assistir, na bela calçada portuguesa, “Às lembranças da minha infância” e irá recordar os brinquedos de outrora e os jogos tradicionais que são parte integrante da nossa identidade.

As Florinhas de Quarteira, um grupo paroquial fundado há 28 anos, que integra meninas e jovens raparigas, traz ao desfile o tema “Quarteira com Alma de Artista” e o talento das gentes desta terra.

“O Encontro dos Jardins” é o tema apresentado pela Marcha Vasco da Gama, dedicado ao amor e à natureza. Este grupo conta com 23 anos de existência.

Outra marcha emblemática é a Rua Gago Coutinho que traz este ano um desfile “Quarteira Rainha do Atlântico”, numa alusão à ligação da comunidade quarteirense ao mar. “Quarteira, cidade em tempos descoberta, feita pérola de um oceano que a banha e lhe dá cor, de manto azul de mar e tapete dourado que lhe confere características inigualáveis no nosso país”.

Fundada em 1992, a Marcha da Rua do Outeiro iniciou a sua participação nas festas dos Santos Populares, transmitindo de uma forma muito vincada o seu espírito popular e bairrista.. Este ano, apresenta “Quarteira ao Luar” num desfile que conta com 56 elementos.

O grupo Poeta Pardal marcha pela terceira vez no Calçadão de Quarteira, com cerca de 55 marchantes com idades compreendidas entre 10 e 50 anos. A Marcha apresenta o tema “Gaivotas, o Poeta Pescador”, em homenagem a uma ave enigmática, sempre presente na costa marítima portuguesa, que acompanha os grandes navegadores nas suas descobertas, presentes no imaginário dos poetas e na voz dos fadistas. Mas esta será também uma homenagem ao poeta pescador quarteirense, Manuel de Brito Pardal.

A Marcha de Vilamoura na edição de 2014 dos Santos Populares traz como tema a “Feira Popular de Quarteira”, uma homenagem a algo que se perdeu na cidade mas que está presente na memória da comunidade.

Finalmente, a Marcha da Rua da Cabine, um grupo bairrista da terra que iniciou a participação no evento em 1993, recorda e homenageia os dois grandes símbolos portugueses – “Amália e Eusébio” – duas individualidades que levaram a língua portuguesa e a nossa bandeira além-fronteiras e elevaram o nome de Portugal.

Comentários

pub