Loulé agraciou personalidades do concelho ligadas ao 25 de Abril

Loulé voltou a agraciar instituições e entidades do concelho, desta vez, pelo segundo ano consecutivo, uma exceção à regra de […]

Loulé voltou a agraciar instituições e entidades do concelho, desta vez, pelo segundo ano consecutivo, uma exceção à regra de se dar estas distinções de dois em dois anos, aberta por se comemorar em 2014 o 40º aniversário do 25 de Abril. A cerimónia teve lugar na passada quinta-feira, Dia do Município, no Cine-Teatro Louletano.

As distinções estiveram, de resto, ligadas à Revolução dos Cravos. Nesta linha, foram atribuídas Medalhas de Mérito Municipal às Comissões Administrativas «que cuidaram do poder concelhio e integraram as suas gentes no processo democrático que o país então viveu intensamente». «É tempo de homenagear os cidadãos que, na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia, asseguraram essa transição de poder; que fizeram parte desses órgãos administrativos escolhidos pelo povo e que acompanharam essa mudança social e política, mantendo o funcionamento das instituições e empenhando-se na construção da democracia local», considerou o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo, na cerimónia.

As personalidades merecedoras desta medalha – Grau de Ouro, foram os membros da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loulé, nomeadmanete: João Barros Madeira (Presidente), Francisco Manuel Bota Inez, José Cabrita Cortes (a título póstumo), João dos Santos Simões, Bruno Adílio Coelho, António Maria Andrade de Sousa (Menção Honrosa, a título póstumo), Celestino Pedro Correia Bota, José Manuel Ascensão de Sousa Martins e Joaquim da Silva (a título póstumo).

A Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata foi, por sua vez, atribuída à Comissão Administrativa das Juntas de Freguesia, nomeadamente a: Manuel dos Santos Vaquinhas , de Almancil (a título póstumo); Analide Martins Lourenço, de Alte (a título póstumo); Abílio Antunes Mártires, do Ameixial (a título póstumo); Fernando José Barriga Vieira, de Boliqueime; Daniel Guerreiro João, de Quarteira (a título póstumo); Joaquim Nunes Viegas Santa Rita, de Querença (a título Póstumo); Manuel Dourado Martins de Sousa Eusébio, de Salir (a título póstumo); João António dos Santos, de São Clemente; e José Gonçalves Grosso, de São Sebastião.

Também a Associação 25 de Abril mereceu uma distinção (Louvor Público) por parte da Câmara de Loulé, depois de em 1999 ter recebido a Medalha de Honra do Município de Loulé.

Refira-se que há mais de duas décadas que o Município tomou a decisão de, no seu dia festivo, reconhecer e distinguir publicamente instituições e personalidades que tenham demonstrado um comportamento relevante, merecedor de destaque especial em termos de mérito profissional, feitos cívicos ou serviços prestados à comunidade.

Comentários

pub