Lagoa suspende tarifa de deposição de resíduos para acabar com lixeiras clandestinas

A Câmara de Lagoa deliberou suspender a cobrança da tarifa de deposição de resíduos no Centro de Deposição de Resíduos […]

A Câmara de Lagoa deliberou suspender a cobrança da tarifa de deposição de resíduos no Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa, junto à Fatacil, a título experimental, no período entre 2 de junho e 31 de dezembro, para tentar acabar com as lixeiras clandestinas.

Tendo em vista «erradicar a crescente e continuada proliferação de pequenos amontoados de verdes, monstros e entulhos no município de Lagoa», a Câmara afirma estar a dar «um primeiro mas importante passo na diminuição do impacto visual, ambiental e de saúde pública que aquela situação causa no concelho».

Assim, «passando da palavras aos atos, para ajudar e servir os pequenos produtores de resíduos», a autarquia deliberou que estes poderão depositar os seus verdes, entulhos, monstros, REE, papel e cartão, no Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa, todos os dias entre as 8h30 e as 12h00 e entre as 13h30 e as 17h00.

A autarquia acrescenta que a medida agora divulgada passará, também, «pelo reforço das ações de fiscalização nesta matéria», pelo que pede «a compreensão de toda a população que, face a qualquer incumprimento, poderá colocar em risco a credibilidade de Lagoa, como destino de férias, mas não só».

A Câmara de Lagoa considera que «a aglomeração, dispersão e abandono de resíduos de todo o tipo contribui gravemente para a contaminação do meio ambiente, para além da péssima imagem de desleixo e degradação que transmite, não só à nossa população mas, sobretudo, às pessoas que, vindas um pouco de todo o mundo, nos visitam e que aqui têm as suas segundas habitações, nomeadamente de vilegiatura e que, direta ou indiretamente, contribuem para a estabilização da nossa economia e dos rendimentos per capita da população».

Por outro lado, «o abandono indiscriminado de resíduos – sejam eles quais foram – tem impacto direto na saúde pública através de contágios por meio de moléculas invisíveis, mas presentes e que podem ser responsáveis por diversos tipos de infestações, pragas e doenças».

«Porque o turismo é o principal meio de sobrevivência da população, a Câmara Municipal de Lagoa , atenta à qualidade de vida e preservação do meio ambiente na área do seu Concelho, deliberou assumir uma posição que seja propiciadora de incentivar “maiores cuidados no descarte” de resíduos, apelando, desde já, ao sentido cívico dos seus munícipes, quer no litoral, quer no interior».

 

Lagoa reforça recolha de lixo e aposta na educação ambiental

Na semana passada, o Município de Lagoa tinha também anunciado que investiu num plano de reforço na recolha de resíduos urbanos para a época de verão, tendo em vista diminuir o impacto na deposição dos resíduos urbanos que habitualmente se verifica nesse período .

Neste plano, além da aquisição de uma nova viatura de recolha de resíduos que custou 185.000 euros, avançará ainda o aumento da frequência da recolha dos contentores.

Assim, de 1 a 30 de Junho, a recolha será feita de segunda a sexta-feira, das 5h00 às 12h00, e ao sábado das 5h00 às 11h00.

A partir de 1 de Julho e até 14 de Setembro, haverá recolha ininterrupta, incluindo domingos, das 5h00 às 12h00.

A Câmara acrescenta que este alargamento implicará a realização de 2.787 horas extraordinárias pelos trabalhadores afetos a este serviço, correspondendo a um custo adicional de cerca de 12.700 euros.

Será ainda reforçada a Sensibilização ambiental. Com esta medida o Município de Lagoa pretende lançar à discussão pública a problemática dos resíduos por forma a sensibilizar os lagoenses para a importância das boas práticas ambientais.

Esta medida contempla também ações de sensibilização porta-a-porta com os comerciantes, envolvendo-se a Algar na qualidade de responsável pela recolha de reciclados.

Por outro lado, será feito o reforço da fiscalização, de forma a «garantir o cumprimento das normas e recomendações resultantes dessas mesmas campanhas, estando previstas ações fora do habitual período de trabalho».

A autarquia de Lagoa vai também reforçar a recolha seletiva, recordando que parte significativa da falta de recolha atempada diz respeito aos vidros, embalagens papéis e cartão cuja responsabilidade é da exclusiva competência da Algar.

Neste sentido, a empresa Algar comprometeu-se a reforçar os seus meios humanos e equipamentos, de forma a dar uma resposta mais eficaz à maior produção de resíduos recicláveis que também se verifica nesta altura, melhorando o estado de limpeza do ecopontos e das envolventes dos mesmos, evitando a deposição desses resíduos no exterior desses equipamentos.

Por último, será melhorada e reforçada a sinalização de trânsito junto dos Ecopontos, uma vez que nem sempre é possível efetuar a recolha «devido à proliferação de estacionamentos em frente aos contentores». Por isso, foi colocada sinalização vertical, «por forma a permitir às autoridades policiais uma intervenção mais eficaz sobre os infratores».

Com estas medidas, o município de Lagoa pretende «prestar um serviço de melhor qualidade consentâneo com as exigências de um município vocacionado para o turismo».

Comentários

pub