Lagoa e Carvoeiro preparam adesão ao movimento «Zero Desperdício»

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro pretende aderir ao movimento «Zero Desperdício», que considera ser «mais uma ferramenta […]

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro pretende aderir ao movimento «Zero Desperdício», que considera ser «mais uma ferramenta de cariz social no apoio às famílias mais desfavorecidas».

Nesse sentido, o executivo da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro deslocou-se, no passado dia 27 de maio, à Câmara Municipal de Lisboa para se reunir com o Comandante António Costa Pereira, presidente da Associação «Dariacordar», e com a vereadora Graça Fonseca, para obter mais informação sobre o modus operandi do movimento «Zero Desperdício» e aplicabilidade do modelo na freguesia.

O movimento «Zero Desperdício» tem como objetivo pôr fim ao desperdício alimentar, aproveitando milhares de refeições que são deitadas no lixo por hotéis, empresas, restaurantes e que podem ser recuperadas e distribuídas, em condições controladas de segurança e higiene alimentar, a quem mais necessita.

Em Portugal, um estudo de 2012 aponta para acerca de um milhão de toneladas de comida perdida por ano, sendo que 60% deste desperdício ocorre na fase da distribuição e consumo final.

A associação Dariacordar assume-se como elemento catalisador que aposta na capacitação de entidades de administração local para a implementação do projeto.

Com base no movimento «Zero Desperdício», a Dariacordar quer garantir todas as condições para o funcionamento do movimento, através de parcerias e colaborações com as entidades que estejam interessadas em aplicar o modelo, através da assinatura de protocolos.

Este movimento foi implementado com sucesso em Loures e Lisboa em 2012, na sequência de protocolos assinados entre uma IPSS e uma junta de freguesia com a associação DariAcordar, e atualmente já se encontra implementado em quatro concelhos do país, sendo que as juntas de freguesias têm sido parceiros preponderantes para o sucesso do movimento.

Segundo dados da «Zero Desperdício», em Portugal 360 mil pessoas passam fome, diariamente 50 mil refeições acabam no lixo e 20 por cento do nosso lixo é comida. São estes números que este movimento pretende contrariar.

A adoção deste movimento é mais uma ação inserida no Projeto «D.E.R. – Dar e Receber», espaço destinado à Ação Social da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

«O nosso projeto de ação social já contemplava a realização de parcerias com padarias e pastelarias locais para a recuperação de pão e bolos para posterior distribuição. Quando tivemos conhecimento do Movimento «Zero Desperdício» percebemos que poderíamos ir mais além e quisemos aprender com quem melhor sabe», salienta Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

 

Comentários

pub