Lagoa convida para roteiro gastronómico “O Mar à sua Mesa”

Um total de 33 restaurantes do concelho de Lagoa dão a descobrir, de 6 a 30 de junho, a farta […]

Um total de 33 restaurantes do concelho de Lagoa dão a descobrir, de 6 a 30 de junho, a farta e criativa cozinha regional, na primeira edição do roteiro gastronómico “O Mar à sua Mesa”, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.

Ao todo, participam doze restaurantes em Ferragudo, dez em Carvoeiro, seis em Lagoa, três em Porches e dois em Estômbar.

Em todos eles, como salienta a Câmara de Lagoa, poderão ser provados «os variadíssimos pratos confecionados à base de peixe e de marisco fresco, quase se podendo afirmar que são produtos que “saltam” do mar diretamente para as grelhas ou para as panelas».

“Mergulho no Mar, ou seja, Bivalves da nossa costa, algas e salicórnia”, “Rodovalho Selvagem, molho de Ovas, Mexilhão e Sabores do Mar servido com Risotto de tinta de Choco com Ervilhas”, “Sardinha Albardada em Cama de Salada com Molho Vinagrete”, “Conserva de Filetes de Cavala à Portuguesa”, “Polvo Albardado com Batata-doce”, “Favas à Algarvia com tiras de Choco Frito”, “Polvo da Sra da Rocha em Tomate maduro da rua e Batata-doce”, “Xerém de Berbigão”, são algumas das propostas gastronómicas mais arrojadas, que emparceiram com sardinhas assadas, fritas ou albardadas, carapaus alimados, cataplanas, e outras comidas mais tradicionais. O difícil será escolher.

Este grupo de casas de boa comida irão assim dar a provar várias iguarias, confecionadas na sua forma tradicional, mas também com novas apresentações, com o objetivo de proporcionar uma experiência gastronómica memorável, através de um sem fim de sabores a experimentar e a descobrir, feitos do melhor que o mar oferece.

A autarquia sublinha que «há centenas de pratos tradicionais que têm feito o regalo de quem visita o concelho de Lagoa, com a particularidade de alguns restaurantes estarem situados – com a segurança que a lei exige e garante – junto a praias ou incrustados em rochas e arribas, locais onde os visitantes se podem regalar com um qualquer prato tradicional (ou não), convite que se torna irrecusável para o casamento ideal entre as belezas da região e a gastronomia tradicional».

A Câmara acrescenta que «Lagoa dispõe de algumas praias com bandeira azul, o que garante qualidade que, por outro lado, não pode ser retirada às restantes onde a segurança de pessoas e bens impera e é um fator cuidadosamente estudado pelos serviços tutelares e municipais e pelos empresários que fazem do turismo gastronómico – mas não só – o seu modo de vida, primando pela qualidade dos produtos servidos».

Esta iniciativa da Câmara de Lagoa – que se insere na programação de desenvolvimento e promoção “Lagoa um Mar de Sentidos” – tem como objetivo «promover a qualidade e a diversidade da oferta gastronómica local com enfoque nos produtos do mar, divulgando a gastronomia tradicional da região de forma a incentivar a utilização de produtos regionais e, simultaneamente, dinamizar o tecido empresarial do concelho».

 

Restaurantes participantes:

CARVOEIRO
Oregano
Bon Bon
Vimar
Hexagone
Taste
A Vela
Martins Grill
O Barco
Farol
Stop

FERRAGUDO
Babalu
Casa Grande
O Barril
Farragood
Fim do Mundo
Marisqueira Maré Viva
Le Paradis
Pintadinho
Rei das Praias
A Ria
O Sueste
O Velho Novo

ESTOMBAR
O Charneco
A Palmeira

LAGOA
Barca Velha
O Ciclo
Dona Ana
Lamim
O Litoral
O Pescador

PORCHES
Aquamar
O Leão de Porches
Porches Velho

 

Clique aqui para saber toda a informação sobre o Roteiro Gastronómico “O Mar à sua Mesa”.

 

 

 

Comentários

pub