Incêndio na Mexilhoeira Grande continua sem controlo e evolui para duas frentes

O incêndio em mato, que deflagrou esta tarde, cerca das 17h20, na zona do Escampadinho, perto do Autódromo Internacional do […]

O incêndio em mato, que deflagrou esta tarde, cerca das 17h20, na zona do Escampadinho, perto do Autódromo Internacional do Algarve, na freguesia da Mexilhoeira Grande (Portimão), continua a lavrar sem controlo e já evoluiu para duas frentes ativas, segundo o ponto da situação feito às 19h30 pela Proteção Civil.

Para combater o fogo, foram entretanto reforçados os meios, estando no terreno um total de 143 operacionais, dos quais 129 bombeiros e cinco elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR (GIPS), auxiliados desde cerca das 20h30 por um helicóptero bombardeiro Kamov e 38 veículos.

Também já está no local a Brigada de Combate a Incêndios do Barlavento, uma das valências do dispositivo de combate a incêndios florestais que visa aumentar a eficácia da resposta inicial.

Até agora, ao que o Sul Informação apurou, não há casas em perigo, apesar de na zona do Escampadinho haver habitações dispersas. Devido ao vento, o fogo tem continuado a evoluir para Sul.

O comando das Operações de Socorro é agora assegurado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão.

Entretanto, às 19h56, o Posto de Comando Operacional foi instalado na rotunda do Autódromo.

Às 18h51, perante o evoluir rápido do fogo, tinha já sido acionado o veículo de Planeamento, Comando e Comunicações (VPCC) de Faro para o Teatro de Operações.

Além deste incêndio no concelho de Portimão, o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil apenas indica um outro fogo em Aboadela, perto de Amarante, no Norte do país, que lavra desde a madrugada de hoje e está a ser combatido por 250 bombeiros, auxiliados por 78 veículos e quatro aviões bombardeiros.

 

Atualizado às 21h00, acrescentando pormenores operacionais.

 

 

Comentários

pub