Há resíduos de medicamentos nas ETAR

O primeiro estudo integrado nacional para o mapeamento de fármacos no ambiente, realizado por uma equipa de investigadores da Faculdade […]

O primeiro estudo integrado nacional para o mapeamento de fármacos no ambiente, realizado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), revelou a presença de resíduos de vários medicamentos em águas de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Portugal (afluentes e efluentes).

O estudo destina-se a fim de dar cumprimento ao disposto na Diretiva 2013/39/EU, que exige a avaliação dos riscos potenciais para o ambiente dos medicamentos e a implementação de medidas para mitigar danos.

O grupo farmacoterapêutico detetado em teores mais elevados foi o grupo dos anti-inflamatórios, seguindo-se os antidislipidémicos, os antibióticos e, por último, os ansiolíticos, evidencia o estudo “Ecopharmap”, cofinanciado por fundos europeus, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo programa Compete.

Durante um ano, os investigadores, coordenados por Angelina Pena, especialista do Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra, efetuaram a monitorização de 11 fármacos, pertencentes a quatro grupos terapêuticos, em 15 ETAR de Portugal.

«Apesar de se ter observado uma elevada eficiência de remoção para alguns fármacos, os valores foram variáveis entre os grupos terapêuticos e ao longo do ano», afirma Angelina Pena.

Os resultados vão ser apresentados e analisados, no dia 18 de junho, no decorrer do seminário “Emerging Pollutants: Environmental and Public Health Concerns”, que terá lugar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC).

 

Autora: Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa – Universidade de Coimbra)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub