“Funnel cloud” sobre Alvor fotografada esta manhã por leitor do Sul Informação

Uma funnel cloud, ou seja, uma nuvem em forma de funil que, por não tocar o solo, não chega a […]

Uma funnel cloud, ou seja, uma nuvem em forma de funil que, por não tocar o solo, não chega a tornar-se um tornado, foi esta manhã fotografada por um leitor do Sul Informação a pairar sobre a zona de Alvor, como a imagem mostra.

A fotografia foi obtida por volta das 9h30 da manhã deste domingo, dia 22, a partir do alto da Fóia, na Serra de Monchique, o ponto mais alto do Algarve. A imagem é da autoria do músico Carlos Norton, da banda farense OrBlua.

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo site Meteofontes (e página de Facebook), confirmou, a pedido do Sul Informação, que, entre as «8h10 UTC e as 9h00 UTC» (ou seja, entre as 9h10 e as 10h00), o radar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, de facto, «uma célula a evoluir de Sul para Norte, até Monchique». No entanto, salientou, não se tratava «de uma célula muito intensa».

O meteorologista disse que, pelas fotos, o fenómeno «aparenta ter um pouco de rotação, uma vez que é mais afilado na ponta».

Bruno Gonçalves acrescentou que, quando uma funnel cloud evolui sobre o mar e toca a sua superfície, é conhecida por tromba d’água. Se for em terra, e tocar o solo, passa a ser um tornado.

«Este tipo de fenómenos acontece mais vezes do que as pessoas conseguem aperceber-se, porque se trata de fenómenos que duram cinco, dez minutos, e desaparecem», explicou. Como hoje (quase) toda a gente anda de telemóvel ou máquina fotográfica, tendem a tornar-se mais vulgares os registos fotográficos. E foi assim que, por uma feliz coincidência, um músico, de repente, se transformou em fotógrafo de condições extremas.

Bruno Gonçalves salientou também que «as condições meteorológicas de hoje eram propícias para fenómenos deste tipo, graças a alguma instabilidade». E para amanhã irá manter-se e até poderá agravar-se a instabilidade, com as previsões para o Algarve a apontarem para um dia «com céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros moderados a fortes, podendo ser acompanhados de trovoada e granizo», segundo o Meteofontes.

Apesar das fotos impressionantes desta funnel cloud a pairar sobre a zona de Alvor e da Torralta, no concelho de Portimão, tudo não passou de um fenómeno meteorológico sem quaisquer consequências nefastas e que agora irá fazer as delícias de quem se interessa por estes temas.

 

Comentários

pub