Festival MED começa esta quarta-feira em Loulé e tem novidades

O Mundo chega esta quarta-feira a Loulé para dar a conhecer as suas sonoridades, em mais uma edição do Festival […]

O Mundo chega esta quarta-feira a Loulé para dar a conhecer as suas sonoridades, em mais uma edição do Festival MED, que começa amanhã e dura até sábado. 55 bandas vão tocar em diferentes espaços da Zona Histórica de Loulé, numa celebração da «World Music» que é já um dos principais eventos culturais do Algarve. Além da música, há algumas novidades, nesta 11ª edição.

A Câmara de Loulé, que organiza o evento, anunciou esta terça-feira os dois nomes que faltavam, para que o cartaz fosse, finalmente, conhecido na totalidade. Apesar de o programa estar fechado desde janeiro, o anúncio dos artistas que irão estar presentes no MED foi sendo libertado aos poucos, mas foi divulgado quase na íntegra no início de junho.

A organização anunciou agora que Fernando Carvalho, com um repertório que assenta nos sons de África, vai estar no Palco Bica, enquanto o Palco do Arco adiciona ao seu programa o DJ «Drumsprojx by Sylva Drums», um DJ Set que funde a eletrónica com ritmos tribais e instrumentos tradicionais como o didgeridoo ou as congas. Ambos atuarão esta quarta-feira, dia em que a entrada é livre.

As novidades começam logo a ser mostradas no primeiro dia de evento, já que amanhã, o MED começa com o Concurso de Bandas Open MED, no Palco Bica e Palco Arco. Nesta iniciativa participam seis projetos musicais de vários pontos do país: Sud Express, Bizu Coolective, The Wax Flamingo, Al Mendroin, Jimmy Crazy e Puracura.

Em 2014, também haverá um novo espaço para concertos – o Palco Chafariz – localizado na zona das Bicas Velhas. «Por aqui vão passar Nanook, o cantautor que apresenta o seu álbum de estreia, IRick Deejay, que revisita os clássicos do reggae roots/dub, e o DJ Mike Fish com o seu chill out/bossa nova, acompanhado pelo saxofonista Martin Teutscher», anunciou a Câmara de Loulé, que organiza o evento.

Outra atração nova são os concertos diários de «Al Fanfare», em diferentes pontos do recinto, que «farão a recriação de temas de World Music em versão brass».

Em 2014 o Festival MED «continua a apostar num cartaz que se destaca pela qualidade artística, quer pela presença de premiados na cena internacional como os colombianos Bomba Estéreo, o cantor e guitarrista tuareg Bombino ou a fadista Gisela João, quer pelos conceituados Nour Eddine e Jupiter & Okwess International, ou por alguns novos valores como os portugueses Octa Push ou os malianos Debademba».

A par da música, o MED conta ainda com exposições, arte de rua, artesanato, gastronomia (este ano com a aposta na Dieta Mediterrânica), sem esquecer os workshops e o espaço MED Kids, onde as crianças poderão também vivenciar um pouco do espírito do festival, num espaço com várias atividades, que funciona das 20 horas à meia noite.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Cine-Teatro Louletano e, a partir de dia 25 de junho, na bilheteira MED, em frente ao Mercado Municipal. Os preços são: Bilhete Diário – 12 euros, Bilhete Festival (acesso aos 3 dias de festival) – 30 euros e Bilhete Diário Família (2 adultos e 2 crianças até 16 anos) – 25 euros.

Comentários

pub