Festa em Albufeira dá a conhecer as melhores cervejas artesanais de Portugal e do mundo

Para degustar foram só três, mas entre 26 e 29 de junho, já no próximo fim de semana, serão 40 […]

Para degustar foram só três, mas entre 26 e 29 de junho, já no próximo fim de semana, serão 40 marcas de cervejas artesanais, de 10 países, incluindo Portugal, a dar-se a beber na primeira Algarve Beer Fest, na Praça dos Pescadores, com o mar como cenário.

Quem pensa que esta festa é para beber cerveja normal e barata até cair, desengane-se, porque não é esse o espírito da Beer Fest.

Na degustação para jornalistas e outros convidados, na semana passada, no restaurante O Farol, com  os pés na areia da Praia dos Pescadores, foram dadas a provar três das cervejas artesanais que vão estar presentes no festival – a «Adnams Ghost Ship», uma pale ale inglesa, a Zagaia, uma belgium trappiste de fabrico português pela «Mean Sardine», e finalmente a holandesa «De Molen/Hel & Verdoemenis»,uma das melhores imperial stout do mundo. Tudo isto, claro, acompanhado de petiscos bem portugueses e de uma caldeirada. No fim, a imperial stout, com forte sabor a café, foi degustada acompanhando bolo de chocolate e o casamento resultou na perfeição.

André Fernandes, um dos fundadores da empresa cervejeira artesanal «Mean Sardine», da Ericeira, foi o responsável pela apresentação das três cervejas, nomeadamente da sua «Zagaia», que surpreendeu os degustadores (entre os quais Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira), pela

Esta é a primeira incursão da «Mean Sardine» no Algarve, um mercado que o jovem empresário espera vir a conquistar já este Verão, depois de as cervejas produzidas na sua brewery, serem vendidas na zona de Ericeira/Mafra, em Lisboa, Porto e Aveiro. A produção, até porque se trata de uma cervejeira artesanal, é pequena, rondando os 1000 litros por mês, bem menos do que os bares de Albufeira vendem, de cerveja normal, numa única noite.

Todas as cervejas artesanais que saem da «Mean Sardine» têm nomes ligados ao mar. E será assim que, no Verão, irão lançar a «Salema», uma nova cerveja que tem até a particularidade de ser aromatizada com casca de laranja do Algarve. E que, tal como as outras, estagia e fermenta em garrafa, o que lhes confere características diferentes.

Os fundadores da «Mean Sardine» integram-se na nova tendência que já chegou a Portugal, de produzir cervejas artesanais de grande qualidade, adaptadas até à época do ano. Os jovens sócios da empresa da Ericeira só produzem ales, tendo, para isso, feito uma formação a Inglaterra. E os resultados, pelo que se pôde provar na degustação, são excelentes.

As cervejas da «Mean Sardine» serão algumas das que poderão ser degustadas na primeira Algarve Beer Fest, em Albufeira, entre 26 e 29 de junho. Para saciar os mais sequiosos, estarão presentes mais de 40 marcas de cerveja artesanal, de dez países (Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Grécia, Inglaterra, República Checa, Escócia e Estados Unidos).

Paulo Dias, chefe de gabinete do presidente da Câmara e coordenador do evento, explicou que «reativar o festival da cerveja já estava nos nossos planos, mas não com cervejas comerciais, já que isso seria mais do mesmo e seria fazer concorrência aos bares e restaurantes de Albufeira».

Por isso, nesta Beer Fest, «o objetivo é trazer para Albufeira e para o sul de Portugal o culto da cerveja artesanal que é produzida com métodos totalmente diferentes, proporcionando um evento que constituirá uma referência no Verão algarvio, num local de grande beleza natural».

A ideia é, pois, promover o consumo moderado, ao mesmo tempo que se cruzam outros aspetos, como a animação de cunho local e a gastronomia, chamando ao evento grupos musicais da região e associações locais com espaços temáticos adequados ao consumo da cerveja artesanal.

A gastronomia estará a cargo de IPSS do concelho, sendo esta uma forma indireta de a Câmara e a organização – a cargo da empresa MegaSensus – ajudarem as instituições de solidariedade social a angariarem fundos. Mariscos e petiscos serão os reis de uma gastronomia bem apropriada para acompanhar algumas das melhores cervejas artesanais do mundo.

Além da animação, o Beer Fest irá contar também com a realização de workshops para aprender a fazer cerveja em casa e de showcookings que liguem a gastronomia à cerveja artesanal.

E quanto custa tudo isto? A entrada na Algarve Beer Fest custa 4 euros, correspondendo a um copo, com direito a um enchimento numa marca e tipo de cerveja à escolha. Depois, é preciso comprar senhas, para voltar a encher o copo…e o prato.

«O que queremos com este festival, na abertura do Verão, é promover o gosto pela cerveja para se apreciar e não para beber até cair», salientou o presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa.

E, na sua primeira edição, a Algarve Beer Fest arranca logo com um recorde: é que este é o maior evento ligado à cerveja alguma vez feito no Sul de Portugal e Espanha.

 

Fotos de: Gabriel Clemente

 

 

 

 

Comentários

pub