Está quase a nascer o grupo Amigos do Museu de Portimão

A associação Amigos do Museu de Portimão está quase, quase a nascer. Esta sexta-feira, ao fim da tarde, foram vinte […]

A associação Amigos do Museu de Portimão está quase, quase a nascer. Esta sexta-feira, ao fim da tarde, foram vinte as pessoas que compareceram na primeira reunião, a Assembleia Constitutiva, que decorreu numa sala do museu, onde a futura associação terá sede.

Daí saiu uma comissão de sete fundadores, de várias idades, profissões e até nacionalidades, que há-de, agora, redigir estatutos, marcar uma primeira Assembleia Geral e tratar das burocracias inerentes a estas coisas de dar à luz uma nova associação.

Entre os fundadores dos Amigos do Museu de Portimão, estão, por exemplo, os irmãos António e José António (Pepe) Feu, as pintoras Margarida Tengarrinha e Vera Christians, a escritora Maria do Vale Cartaxo, o médico cirurgião Daniel Cartucho, os arqueólogos Rui Parreira, Elena Morán e Isabel Soares. Mas, até à primeira Assembleia Geral, outros fundadores se poderão juntar.

E para que vai servir esta grupo dos Amigos do Museu de Portimão? Na ata desta primeira reunião, ainda um pouco informal, ficou escrito que «os objetivos gerais desta Associação são, designadamente, colaborar com a direção do Museu de Portimão na concretização e desenvolvimento das suas atividades; fomentar o conhecimento público do Museu de Portimão, nas suas valências culturais e científicas; promover o enriquecimento do acervo do Museu de Portimão e o seu melhor apetrechamento em meios técnicos de trabalho, nomeadamente de bens museográficos, científicos, didáticos, arquivísticos, laboratoriais e bibliográficos, em parceria com o Município de Portimão e o Museu; manter relações com todos os cidadãos e entidades julgadas relevantes para a prossecução dos seus objetivos».

António Feu, em declarações ao Sul Informação, disse que «o Museu de Portimão é o elemento emblemático da cidade». Por isso, «deve existir um grupo de amigos como forma de impulsionar as atividades do museu e para aumentar ainda mais a ligação da população ao seu museu». A associação, reforçou Maria do Vale Cartaxo, deve «aprofundar a interação entre o Museu e a cidade».

José Gameiro, diretor científico do Museu e que será outro dos fundadores da futura associação, explicou, por seu lado, que esta será uma forma de «potenciar os cidadãos que queiram estar mais próximos, mais empenhados no trabalho do Museu».

O grupo, acrescentou, será«útil ao trabalho do Museu», nomeadamente promovendo e organizando o «trabalho voluntário», assim como poderá mesmo ser «uma forma de ultrapassar alguns constrangimentos atuais» da atividade da estrutura museológica.

«No fundo, será uma plataforma que poderá amplificar as boas vontades e os apoios ao Museu», resumiu.

José Gameiro já tinha dito, no início da reunião, que o Museu está a viver um «período crítico», mas que a sua atividade, nomeadamente a produção regular de exposições temáticas próprias, se tem mantido «através de muitos amigos, de patrocinadores». «A criação destes Amigos do Museu será, no fundo, a formalização dessas boas vontades de que já somos alvo».

Daniel Cartucho, um dos principais mentores da criação destes futuros Amigos do Museu de Portimão, admitiu que o interesse desta associação para o Museu e para o concelho «depende da dinâmica que, nós, os Amigos, conseguirmos implementar». Mas defendeu que o grupo irá «dar brilho à grande marca de Portimão que é o seu Museu».

A comissão escolhida para dar os próximos passos para a constituição formal da associação integra António Feu, Daniel Cartucho, Gisela Lima, Elena Morán, Maria do Vale Cartaxo, Helena Correia e Vera Christians. Em breve, logo que as burocracias estejam adiantadas, será convocada uma primeira Assembleia Geral.

 

 

 

Comentários

pub