Escrita do Sudoeste motiva oficina de serigrafia na iniciativa Turismo Criativo

Uma oficina de serigrafia por Miguel Cheta, intitulada “Elementos gráficos da escrita do Sudoeste“, integra a iniciativa Turismo Criativo, que […]

Uma oficina de serigrafia por Miguel Cheta, intitulada “Elementos gráficos da escrita do Sudoeste“, integra a iniciativa Turismo Criativo, que vai decorrer em Loulé nos dias 13 e 14 de junho.

Nesta oficina, depois de uma breve visita de interpretação às estelas com a escrita do Sudoeste que se encontram no Museu Municipal de Loulé, segue-se um atelier de serigrafia com Miguel Cheta.

Esta atividade realiza-se no domingo, dia 14 de junho, entre as 10h00 e as 12h30, começando no Museu e continuando depois no espaço onde artista desenvolve o se trabalho.

A iniciativa Turismo Criativo integra conversas em torno da designada “nova geração de turismo”, experiências e workshops, para fomentar a participação ativa na cultura, nas tradições, no modo de vida local e incorporando a identidade dos lugares.

Nos dois dias, há ainda outras demonstrações de experiências criativas, bem como oficinas de pasta de amêndoa, de brinquedos tradicionais em cana e de retrosaria, um roteiro com um workshop fotográfico, um passeio com o amola-tesouras e termina com uma refeição resultado da oficina de confeção de papas de milho entre todos os participantes.

A abertura da iniciativa é feita com a palestra “Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede”, por Caroline Couret (Coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network”), que se realiza no dia 13 de Junho pelas 21h00, no edifício Engenheiro Duarte Pacheco (frente à Câmara Municipal), seguida de um debate e troca de ideias.

A participação nestas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia num formulário online, uma iniciativa que conta com o envolvimento de vários agentes locais, incluindo lojas, empresas, comerciantes, artistas, artesãos, instituições culturais, entre outros.

A iniciativa Turismo Criativo é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal e a ProActiveTur.

 

PROGRAMA:

Programa da Palestra, dia 13 de Junho

21h00 – Sessão de abertura e boas-vindas

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

21h15 – “Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede”

Caroline Couret, Coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network”

22h45 – Momento de conversa e troca de ideias

23h00 – Encerramento da Palestra

Local: Loulé – Edifício Engenheiro Duarte Pacheco (Frente à Câmara Municipal)

 

Experiências Criativas

Dia 14 de Junho, das 10h às 12h30, Loulé

Oficina de pasta de amêndoa (Visita de interpretação ao Pólo Museológico dos Frutos Secos, demonstração do funcionamento da máquina de partir amêndoa e confeção de doces de amêndoa com formas variadas com Sérgio Sousa) – Pólo Museológico dos Frutos Secos

Oficina de confeção de papas de milho (Moer o milho na mó, peneirar e confecionar xarém da forma tradicional com a Jesus Dias) – Castelo

Oficina de brinquedos tradicionais em cana – com Francisco Dias – Castelo

Roteiro fotográfico “O património por revelar de Loulé” (visita de interpretação ao centro histórico com a historiadora Luísa Martins e workshop de fotografia com o fotógrafo Luís da Cruz – Pólo Museológico dos Frutos Secos

Oficina de serigrafia “Elementos gráficos da escrita do Sudoeste” (Visita de interpretação às duas estelas com a “Escrita do Sudoeste” patentes no Museu Municipal e atelier de serigrafia com Miguel Cheta) – Castelo

Oficina de Retrosaria – “Forrar botões, fazer bainhas e pequenos consertos” – Castelo + Retrosaria Casa Fernanda

Passeio com o amola-tesouras (acompanhar a trajeto do Sr. Custódio, o amola-tesouras, pela zona histórica, aprender a amolar facas, tesouras e arranjar varetas de guarda-chuvas – Pólo Museológico dos Frutos Secos.

Participação gratuita mas sujeita a inscrição.

Inscrição: Formulário online

 

Promotor: Câmara Municipal de Loulé
Organização: ProActivetur – Turismo Responsável
Mais informações: [email protected] ou pelo tel. 289 416 198

Comentários

pub