Escolas de Lagos recolhem meia tonelada de Óleos Alimentares Usados

As escolas do concelho de Lagos recolheram, ao longo do ano letivo que agora terminou, meia tonelada de óleos alimentares […]

As escolas do concelho de Lagos recolheram, ao longo do ano letivo que agora terminou, meia tonelada de óleos alimentares usados, no âmbito da sua participação no projeto dos OAU – Óleos Alimentares Usados, promovido pela Câmara deste município algarvio.

Este projeto escolar consistiu na sensibilização dos alunos e encarregados de educação, para a recolha dos Óleos Alimentares Usados, a depositar num recipiente próprio – OLEÃO – distribuído por todas as escolas aderentes.

Antes do projeto arrancar foi realizada, junto das turmas inscritas, uma ação teórica de sensibilização e uma oficina de transformação do óleo em sabão levada a cabo por uma técnica da Câmara, com formação na área do Ambiente, para que os mais pequenos entendessem melhor o que pode resultar de um gesto tão simples como recolher o óleo que é usado nas cozinhas de todas as casas.

No final, as turmas foram classificadas de acordo com os litros de óleo alimentar que conseguiram recolheram, sendo que, às três turmas que recolheram uma maior quantidade de OAU, foram atribuídos prémios (um funil por cada aluno, um jogo sobre a temática ambiental para a turma e uma visita às instalações da empresa Reciclimpa, de forma a melhor compreenderem o que acontece ao OAU depois de recolhido nos oleões do Município).

No corrente ano letivo, este projeto envolveu cerca de 300 alunos, de 14 turmas, de quatro escolas do pré-escolar e 1º ciclo: Escola EB1 nº 1 de Lagos, Escola EB1/ JI de Santa Maria, Escola EB1 de Bensafrim e Escola EB1/JI de Espiche.

As turmas vencedoras foram a G27 (sala 5) da Escola EB1/JI de Espiche (com 141,50 litros de OAU recolhido) e as T15 (3ºano) e G26 (sala 2) da Escola EB1/ JI de Santa Maria (84,00 litros e 64,00 litros respetivamente)

No final do projeto foi recolhido um total de 575,31 litros de OAU nas escolas aderentes.

A nível do concelho, e no que diz respeito aos OAU, no ano de 2013 foram recolhidos dos então 12 oleões distribuídos pelo Município de Lagos cerca de 4,01 toneladas, o que corresponde a um ligeiro aumento nas quantidades recolhidas face ao ano anterior (na ordem dos 14,5%), verificando-se uma forte adesão da população a esta iniciativa.

No passado dia 06 de junho, e ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, foram instalados mais dois oleões, em Almádena e Espiche, aumentando para 14, os equipamentos distribuídos pelo Município.

Estes oleões foram gratuitamente cedidos pela empresa Reciclimpa, no âmbito do Protocolo de Parceria existente com a autarquia.

Comentários

pub