Escola EB1 de Marmelete não vai fechar

A escola de Marmelete, que assegura as valências de Jardim de Infância e Escola Básica naquela freguesia, não vai fechar, […]

A escola de Marmelete, que assegura as valências de Jardim de Infância e Escola Básica naquela freguesia, não vai fechar, anunciou hoje, em comunicado, a Câmara Municipal de Monchique.

A autarquia acrescenta que, «por informação do Ministério da Educação, através dos seus representantes regionais, foi comunicado à Câmara Municipal de Monchique que a EB 1 JI de Marmelete não será encerrada».

O possível fecho da escola, que tem menos de 21 alunos e por isso se situava, à partida, no novo lote de estabelecimentos de ensino a encerrar, motivou, em abril, que o presidente da Câmara Rui André tivesse enviado «uma reflexão por escrito aos serviços do Ministério da Educação», na qual o autarca referia «uma série de situações que deveriam ser ponderadas antes do Ministério tomar qualquer decisão sobre a Escola de Marmelete».

Rui André considerava que «este estabelecimento de ensino, dada a área geográfica desta freguesia (147,67 km²) e a existência de muita edificação dispersa em espaço rural, acolhe alunos cujas residências distam da sede da freguesia dezenas de quilómetros».

A residência de algumas das crianças é mesmo «muito distante» tanto de Marmelete, como sobretudo de Monchique. Assim, se alguns dos alunos residem a 17 quilómetros da atual escola de Marmelete, a distância que os separa de Monchique é de 30 quilómetros, com a agravante que os transportes são feitos «em grande parte através de caminhos florestais/rurais de terra batida e recorrendo a veículos todo o terreno», acrescentava o edil monchiquense, ele próprio professor de profissão.

Por outro lado, dizia ainda Rui André na sua carta, «nesta freguesia, a autarquia inicia o transporte de algumas destas crianças pelas 7h00 da manhã, o que implica um esforço adicional por parte destes alunos, que saem de casa muito cedo, regressando muito tarde, alguns pelas 19h00, uma vez que os transportes de regresso se iniciam a partir das 17h30, após a conclusão das AEC».

Além do mais, a própria Câmara de Monchique, para «dotar este estabelecimento de melhores condições de acolhimento» para os alunos, lançou um «concurso público de requalificação desta escola, projeto alvo de parecer positivo da antiga Direção Regional de Educação do Algarve, e que é financiado no âmbito do Programa PRODER, Subprograma “Dinamização das zonas Rurais”, Medida “Centros Educativos Rurais”».

A Câmara Municipal de Monchique sublinha, a terminar o seu comunicado, que «estes argumentos e outros foram observados e tidos em conta pelos responsáveis decisores, culminando com o não encerramento da EB JI de Marmelete».

Recorde-se que esta manhã, o Sindicato dos Professores da Zona Sul promoveu concentrações nas escolas básicas de Marmelete, em Monchique, e de Odeleite, em Castro Marim, e amanhã vai promover na do Ancão, em Faro, para protestar contra o alegado encerramento de escolas com menos de 21 alunos.

Pelo menos no caso da escola na Serra de Monchique, o problema está ultrapassado e resolvido.

Comentários

pub