Distrito de Faro escapa ao aviso amarelo, mas Évora pode chegar aos 40ºC

O distrito de Faro escapa este sábado, dia 14 de junho, ao aviso amarelo por causa do calor, mas Évora […]

O distrito de Faro escapa este sábado, dia 14 de junho, ao aviso amarelo por causa do calor, mas Évora pode chegar aos 40ºC, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por isso, cinco distritos no continente – Beja, Évora, Setúbal, Lisboa e Leiria – estão sob aviso amarelo devido às temperaturas máximas.

A cidade de Évora vai registar a temperatura máxima prevista pelo IPMA para Portugal, com 40 graus centígrados, pelo que foi emitido o terceiro mais grave de quatro avisos de situação de risco, pela “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

A previsão do IPMA para hoje é, assim, de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral da região Centro d país e com neblina ou nevoeiro até ao início da manhã.

Deverá haver um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde no interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoada.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste, a sul do Cabo Raso, e tornando-se do quadrante oeste na costa sul do Algarve, durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado (25 a 35 km/h) do quadrante norte até ao início da manhã e a partir do final da tarde.

Pequena subida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro.

Comentários

pub