Comboio presidencial celebra os 125 anos da chegada do comboio a Faro

O Comboio Presidencial vai voltar a Faro no dia 1 de Julho, 125 anos depois de o comboio ter chegado […]

O Comboio Presidencial vai voltar a Faro no dia 1 de Julho, 125 anos depois de o comboio ter chegado à cidade pela primeira vez, numa iniciativa da Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), e das Câmaras Municipais de Faro e de Vila Real de Santo António.

Até a ferrovia chegar ao Algarve os transportes faziam-se preferencialmente pela via marítima ou então pelos caminhos terrestres existentes na região. O território encontrava-se praticamente isolado e a grande distância dos principais centros de decisão.

A ferrovia, mais do que um sonho, era uma necessidade para a economia e para o bem-estar da sociedade algarvia. Na década de 60 do século XIX, o tema começa a ser abordado no Parlamento e a decisão de ligar o Alentejo ao Algarve pela linha ferroviária é votada favoravelmente. A contratação das empresas e a adjudicação dos trabalhos são feitas, mas depressa as obras param em virtude da gestão deficiente das verbas.

Os trabalhos são retomados na década de 70 para dar emprego a mão-de-obra algarvia, que atravessava problemas graves de subsistência.

Contudo, apenas na década de 80, após alguma pressão de deputados algarvios e de verbas disponibilizadas pelo erário régio, arrancam novamente as obras que permitiriam ligar os poucos quilómetros que separavam a cidade de Faro ao resto do país.

O primeiro comboio chega em Fevereiro de 1889, no âmbito dos ensaios de linha. Somente a 1 de Julho desse ano, com toda a pompa e solenidade, a capital algarvia celebra a chegada do primeiro comboio com serviço de passageiros.

Esse momento histórico deu origem à publicação de um jornal com número único, com o título “A inauguração: Folha única, comemorativa do início da exploração do caminho-de-ferro do Algarve”.

No momento em que se comemora esta efeméride, os Municípios de Faro e de Vila Real de Santo António (que, só mais tarde, em 1906, seria beneficiado com a extensão da linha para sotavento, servindo uma das extremidades da região e aproximando esta via da zona de fronteira, equacionando inclusivamente a travessia até Espanha, num projeto de internacionalização da rede ferroviária) associam-se à FMNF.

Aposta-se, assim, numa parceria que destaca a dinâmica da região, aliás dando continuidade à imagem de marca que a fundação pretende, desde o início, associar ao Comboio Presidencial.

Aproveita-se, pois, a oportunidade de celebrar este episódio relevante da história dos caminhos-de-ferro portugueses e a comunhão estratégica entre cultura, lazer e desenvolvimento económico e social.

Depois de se ter dado a conhecer este veículo tão emblemático pelo Norte e Centro do País, nos Passeios organizados anteriormente, não pode ser desperdiçada a oportunidade de levar o Comboio Presidencial ao Algarve, sabendo-se de antemão que um dos públicos-alvo da oferta que a Fundação pretende fazer, mediante a disponibilização da composição para passeios, turistas e estrangeiros, se concentra nessa região durante o Verão.

A viagem terá início em Vila Real de Santo António, pelas 10h00 e durante o percurso estão previstos momentos de animação, que levarão os passageiros em festa até ao seu destino, em Faro. À chegada, os convidados serão conduzidos ao Museu Municipal, onde será inaugurada a Exposição “Um olhar sobre os caminhos-de-ferro do Algarve”.

O público terá também a oportunidade de visitar o interior do Comboio Presidencial, que ficará em exposição na Estação Ferroviária de Faro, entre as 15h00 e as 17h00.

Esta viagem destina-se apenas a convidados, já que a FMNF se encontra numa fase de ensaio de um modelo de exploração do Comboio Presidencial, enquanto produto turístico estratégico. Entre outros convidados, estão autarcas, empresários e fãs dos comboios.

Mais uma vez, reservam-se cinco bilhetes duplos para o público, que serão atribuídos através de um passatempo disponível na página do Facebook da Câmara Municipal de Faro, procurando corresponder, desde já, ao entusiasmo de todos em torno desta composição singular, evidente desde a sua viagem inaugural, em Dezembro de 2013.

Num projeto inédito em Portugal, a FMNF procedeu ao restauro global do Comboio Presidencial, tendo os seis veículos que formam a composição sido totalmente reabilitados. Para além da revisão estrutural, procedeu-se à conservação e restauro de todo o património integrado, nomeadamente, ao nível da reconstituição dos interiores e da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns objetos em falta, em função de modelos existentes na década de 70, que coincide com o período final do uso do Comboio Presidencial enquanto tal.

Com co-financiamento QREN – Programa Mais Centro e apoio financeiro do PIT – Programa de Intervenção no Turismo, do Turismo de Portugal, o restauro da composição presidencial teve início em 2009, tendo sido concluído em Fevereiro de 2013.

A iniciativa de concretizar os Passeios Presidenciais, após o notável projeto de restauro desta composição emblemática, tem assegurado o interesse de diferentes entidades, organizações e dos meios de comunicação social desde a viagem inaugural, que teve lugar no final do ano passado, pelo que se prevê a sua exploração plena enquanto produto turístico para breve. Sempre que a programação de passeios o permita, o Comboio ficará em exposição nas futuras instalações do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

Comentários

pub