Cinema ao Ar Livre anima freguesias de VRSA em setembro

Vila Real de Santo António vai ter cinema ao ar livre, entre os dias 4 e 7 de setembro, trazido […]

Vila Real de Santo António vai ter cinema ao ar livre, entre os dias 4 e 7 de setembro, trazido pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). O concelho algarvio foi escolhido para integrar o ciclo «Cinema Português em Movimento», daquela entidade, que se realiza pela segunda vez.

As sessões acontecem sempre às 21h30, em zonas ao ar livre de três freguesias do concelho, nomeadamente o Parque de Caravanas (zona ribeirinha de VRSA), o Parque de Campismo e a Avenida Marginal de Monte Gordo e Vila Nova de Cacela.

Em cartaz estão os filmes «A Bela e o Paparazzo», de António-Pedro Vasconcelos; «Amália – O filme», de Carlos Coelho da Silva; «Fados», de Carlos Saura; «dot.com», de Luís Galvão Teles; e o documentário «pt.es», de Pedro Sena Nunes. As projeções contarão, sempre que possível, com a presença dos realizadores e dos produtores, «contribuindo assim para o enriquecimento cultural das populações».

O ciclo integra-se nas comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril, incluindo por isso uma curta-metragem de animação alusiva ao Dia da Liberdade, que precederá as sessões. Assinala igualmente os 40 anos de atividade do ICA.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, a «adesão de VRSA a este projeto insere-se na política de descentralização cultural levada a cabo pela autarquia e constitui uma oferta cultural destinada a todos os públicos».

Além de VRSA, esta 2ª edição contempla outros dez municípios, nomeadamente Alfândega da Fé, Aljezur, Arganil, Arronches, Borga, Idanha-a-Nova, Meda, Oleiros, Penamacor, Sabugal. No total, serão exibidas projeções em cerca de 40 localidades.

O ICA conta com as parceiras da RTP (media partner), da Escola Superior de Comunicação Social, da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, dos municípios aderentes e das produtoras e realizadores envolvidos.

 

Cinema Português em movimento
Sessões em Vila Real de Santo António
Data: 4 > 7 setembro
Hora: 21h30

Parque de Caravanas VRSA
«pt.es» | «Fados»
Data: 4 setembro

Parque de Campismo Monte Gordo
«dot.com»
Data: 5 setembro

Monte Gordo
«A Bela e o Paparazzo»
Data: 6 setembro

Vila Nova de Cacela
«Amália – O filme»
Data: 7 setembro

Comentários

pub