Castro Marim vai criar Equipa de Intervenção Florestal

Castro Marim lançou o processo de criação de uma Equipa de Intervenção Florestal no concelho, no seguimento de um protocolo […]

Castro Marim lançou o processo de criação de uma Equipa de Intervenção Florestal no concelho, no seguimento de um protocolo de colaboração entre a Câmara castro-marinense e a Associação Almada d’Ouro Club. A autarquia irá dar um apoio de cerca de 10 mil euros a este projeto.

A dotação financeira, aprovada na Reunião de Câmara de 11 de junho, destina-se «ao desenvolvimento de ações no âmbito da conservação e valorização do património natural e florestal».

«A Equipa de Intervenção Florestal irá então realizar ações de prevenção, vigilância e apoio ao combate contra incêndios florestais (primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após rescaldo), ações de sensibilização das populações e ações de silvicultura preventiva», descreve a autarquia.

O principal objetivo da criação de uma Equipa de Intervenção Florestal, referiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim Francisco Amaral, é «evitar o flagelo dos incêndios, que tanto tem castigado as gentes do nosso país nos últimos anos, sobretudo nesta época».

Com o mesmo objetivo, proteção de património natural e florestal e de gentes e haveres, a Câmara Municipal de Castro Marim estabeleceu protocolos de colaboração que atribuem às cerca de duas dezenas de associações de caça do concelho a realização de desmatações e limpeza de aceiros, com privilégio para o redor das povoações e habitações. No seu todo, estes protocolos, traduzem um investimento autárquico de cerca de 30.000 euros.

Comentários

pub