Castro Marim comemora Feriado Municipal com a inauguração da Casa do Sal

A Câmara Municipal de Castro Marim celebra o feriado municipal, que decorre nos dias 23 e 24 de Junho, com […]

A Câmara Municipal de Castro Marim celebra o feriado municipal, que decorre nos dias 23 e 24 de Junho, com um programa cultural diversificado, «tendo como pretexto uma reflexão consciente e empenhada sobre a longa história do concelho».

As comemorações do Dia do Município têm início dia 23 de junho, às 20.00 horas, com o tradicional Arraial de São João na Praça 1º de Maio e a música de baile do “Duo Reflexo”.

Um dos momentos altos do primeiro dia das festas é a cerimónia da entrega de prémios às associações locais participantes do XV Concurso de Mastros do concelho, a decorrer no Arraial.

No dia 24 de junho, feriado municipal, os festejos começam cedo com a Alvorada pela Banda Musical Castromarinense, seguindo-se o hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho. Pelas 10.00 horas será celebrada uma missa solene na Igreja matriz.

Uma hora depois, têm início as cerimónias oficiais no Auditório da Biblioteca Municipal com a realização da Sessão Solene e a entrega das distinções municipais a personalidades e entidades que se notabilizaram pelos relevantes serviços prestados ao concelho.

Às 12.30 horas, será inaugurada a Casa do Sal de Castro Marim, um equipamento localizado no antigo Edifício da Balalaica, na vila de Castro Marim, que visa a valorização da atividade salineira e da biodiversidade das salinas.

Para o efeito, dispõe de um espaço de merchandising associado ao sal de Castro Marim, uma área de exposições e um espaço multimédia que integrará uma rede de circuitos de visita à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim/Vila Real de Santo António.

Após a inauguração, a Casa do Sal recebe uma exposição de fotografia e pintura da autoria de Carlos Luz, intitulada “A Volúpia da Esteva”, na qual podem ser vistas mais de uma dezena de fotografias, que retratam a estética e a sensualidade do corpo humano, através das raízes desta planta arbustiva com grande predominância no nordeste algarvio. O trabalho deste artista madeirense, radicado em Alcoutim, estará patente ao público na Casa do Sal, até ao próximo mês de agosto.

O programa das comemorações do feriado municipal encerra na Colina do Revelim de Santo António, pelas 22.00 horas, com um grande concerto com “Os Azeitonas”.

Comentários

pub