Carlos Gouveia Martins é o novo presidente da JSD Regional do Algarve

Carlos Gouveia Martins é o novo presidente da Comissão Política Regional (CPR) da JSD Algarve. As eleições realizaram-se no passado […]

Carlos Gouveia Martins é o novo presidente da Comissão Política Regional (CPR) da JSD Algarve. As eleições realizaram-se no passado sábado, no II Congresso Regional da JSD do Algarve, em Monchique.

A sessão de abertura contou com a presença de Fernando Várzea, presidente da Assembleia Municipal de Monchique, na qualidade de anfitrião, assim como do deputado Cristóvão Norte que também foi, entre 2004 e 2006, presidente da JSD/Algarve.

Durante o período de trabalhos da manhã, foi realizado o balanço do trabalho da Comissão Política cessante liderada por Eduardo Almeida, intervindo ainda como convidado o deputado José Mendes Bota.

Com os trabalhos suspensos, mas sem suspender o espírito social-democrata, os congressistas algarvios tiveram oportunidade de, durante o almoço, ouvir palavras de incentivo de Vasco Grade, fundador e primeiro presidente da JSD/Algarve, de Bruno Inácio, mandatário da Candidatura e ex-presidente da JSD/Algarve entre 2010-2012, e de José Matos Rosa, secretário-Geral do PSD, que afirmou que “as pessoas, e nomeadamente as camadas mais jovens, são o bem mais valioso de uma organização política. O PSD está a comemorar 40 anos de história e a JSD faz parte da história do PSD”.

Retomados os trabalhos, Carlos Gouveia Martins apresentou a Moção de Estratégia Global para o biénio 2014-2016, intitulada “Por Ti, o Futuro”.

Durante perto de 30 minutos, o agora presidente da JSD Regional do Algarve abordou temas como a Educação e Emprego Jovem, sempre associados ao polo de referência no ensino da região, a Universidade do Algarve.

O 1º subscritor da única Moção de Estratégia Global levada a Congresso ainda fez questão de salientar a importância de, face às dificuldades adjacentes à conjuntura socioeconómica do país, existir uma JSD solidária que promova parcerias pontuais com as IPSS da região.

Referiu também serem objetivos da sua CPR estudar, debater e apresentar propostas políticas na área da Economia do Mar, na Energia Verde associada à área florestal e de serra algarvia ou até à promoção da educação para a Saúde em parceria com as entidades regionais responsáveis como a ARS e ACES existentes.

Prosseguindo, e aproveitando o facto de inclusive o Congresso ser realizado novamente no interior, Carlos Gouveia Martins salientou a vital importância da JSD debater a realidade regional na aposta no sector primário da agricultura, através da aproximação da Estrutura Regional às novas empresas agrícolas algarvias, de modo a conhecer as suas dimensões e mesmo as produções de qualidade que são feitas atualmente pelos jovens empresários algarvios.

Sem esquecer os processos eleitorais – Eleições Legislativas’15 e Eleições Presidenciais’16 -, a própria organização interna da JSD, através das novas implementações ao nível funcional e de comunicação da Comissão Política Regional para e com as Estruturas locais da JSD, passando pelos Gabinetes de Formação e de Estudos ou ainda pelas Coordenadoras do Ensino Básico, foi ainda incorporado na moção o Sistema e Rede de Transportes (in)existente no Algarve como prioridade de debate e estudo para o mandato.

Foram também apresentadas as Moções Sectoriais, depois debatidas e levadas a votação, que abordaram temáticas como o Turismo, Regionalização, Educação para a Sexualidade e Voto Digital, sendo amplamente discutidas e todas elas aprovadas pela maioria dos congressistas.

Finalizado o período de debate sobre as Moções de Estratégia Global e todas as Sectoriais, foram anunciados os votos que conferiram às Listas Candidatas à Comissão Política Regional e à Mesa do Congresso, cerca de 97% dos votos de todo o universo eleitoral da região.

A sessão de Encerramento contou com a presença de Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, José Inácio, vice-presidente do PSD/Algarve, e de Hugo Soares, presidente da Comissão Política Nacional da JSD.

Entre agradecimentos e curtos apontamentos sobre o percurso que agora se inicia, Carlos Gouveia Martins fez questão de transmitir a necessidade de reativar Concelhias, como a valorização do passado da Estrutura com a criação do Conselho Inter-Geracional composto por todos os ex-presidentes da JSD/Algarve.

Para finalizar, o recém-eleito presidente reiterou a pretensão de levar a JSD Regional do Algarve “do interior ao litoral, do barlavento ao sotavento por um Algarve Único”.

 

Órgãos eleitos:

Foram assim eleitos, na Comissão Política Regional:
Carlos Gouveia Martins (Portimão) – Presidente;
Irina Martins (Loulé) – Secretária Geral;
Lorena Souza (Faro), Miguel Encarnação (Quarteira/Loulé), Miguel Gomes (VRSA) – Vice-Presidentes; Como vogais efectivos – Teresa Martins (Faro), Mário da Luz (Portimão), Bruno Alexandre (Olhão), Carlos Martins (Tavira), Margarida Sousa (Albufeira) e Miguel Iria (Loulé);
Como vogais suplentes – Catarina Chula (Monchique), João Figueiredo (Portimão), Luís Simas (Faro), Mário Franganito (Loulé).

Igualmente eleita, a Mesa do Congresso Regional irá ser presidida por Jason Mula (Loulé). Como vice-presidentes terá Ivo Belchior (Faro) e Alexandra Pargana (Lagos), sendo os secretários eleitos Rita de Barros Reis (Portimão) e Albina Alves (Olhão). Como suplente, este órgão terá António Duarte (Loulé).

Nomeados como Secretários-Gerais Adjuntos – Ricardo Proença (Quarteira/Loulé) e Tiago Mateus (Lagos); Coordenador do Gabinete de Estudos – Pedro Roma (Portimão); Coordenadora do Ensino Superior e Associativismo – Teresa Martins (Faro); Coordenadores do Ensino Básico e Secundário – Martim Ventosa (Loulé) e Luís Simas (Faro); Gabinete de Formação Política – Miguel Gomes (VRSA).

Comentários

pub