Biblioteca de Faro lança programa de doações para aumentar o acervo

A Biblioteca Municipal de Faro (BMF) vai lançar o desafio à população, entidades e empresas para que sejam, também elas, […]

A Biblioteca Municipal de Faro (BMF) vai lançar o desafio à população, entidades e empresas para que sejam, também elas, promotoras dos hábitos de leitura e proporcionadoras de obras, a quem usufrui daquele serviço público. A iniciativa «Padrinhos da Leitura» vai ser apresentada no dia 18 de junho e pretende envolver a comunidade no trabalho de aumento e atualização do acervo da biblioteca.

É bastante fácil tornar-se Padrinho da Leitura: «basta selecionar um dos documentos  (livro ou material não-livro) da lista sugerida para aquisições, informar os serviços da escolha, através de e-mail, telefone ou no local e entregar o documento na receção da biblioteca juntamente com a ficha de apadrinhamento da leitura, que será disponibilizada para o efeito», segundo a Câmara de Faro.

«Podem ser Padrinhos todas as pessoas que, independentemente de serem leitores da Biblioteca, adquiram um dos documentos constantes na lista mensal que estará à disposição no Balcão de Empréstimo/Receção. Esta lista, da responsabilidade dos bibliotecários, é criada a partir das sugestões dos leitores e das necessidades de atualização do fundo», acrescentou a autarquia.

Todas as pessoas, empresas ou instituições que participarem no projeto terão o seu nome no Quadro de Honra dos Padrinhos e na ficha de descrição catalográfica correspondente ao documento que ofereceram, no catálogo em linha da BMF.

O projeto «Padrinhos da Leitura» é uma iniciativa da Biblioteca de Faro, em parceria com o Teatro Municipal de Faro, o Museu Municipal e o Museu Regional de Faro e terá como primeiro padrinho o vice-presidente da Câmara de Faro Paulo Santos. O autarca «convida toda a população, instituições e empresas a dar o exemplo e a contribuir para o aumento do acervo documental da Biblioteca Municipal de Faro».

A quem contribuir, «será oferecido um diploma e um conjunto de benefícios, descritos no Guia do “Padrinho da Leitura” e outros que entretanto estão a ser negociados com entidades parceiras. Os interessados poderão também participar na entrega dos Diplomas dos Padrinhos de Leitura, que irá decorrer em data a definir».

Segundo a Câmara de Faro, o desfio é «promover o envolvimento da comunidade no crescimento da biblioteca e assim corresponder às solicitações dos utilizadores, continuando a prestar um serviço completo e de qualidade a todos os que a frequentam; o sentido de partilha, de solidariedade social e de uma cidadania ativa para com um equipamento que se encontra à disposição de todos».

Comentários

pub