Aves e megaprojetos na Lagoa dos Salgados motivam passeio da LPN/Algarve

As aves, o turismo de natureza, os megaempreendimentos turísticos previstos e as obras em curso na Lagoa dos Salgados são […]

As aves, o turismo de natureza, os megaempreendimentos turísticos previstos e as obras em curso na Lagoa dos Salgados são o tema de mais um passeio do Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN/Algarve), marcado para o próximo sábado, dia 7 de junho.

Desta vez, além de observar as aves aquáticas, a LPN/Algarve propõe-se também «verificar o andamento das obras que têm estado a ser feitas, sob responsabilidade da empresa Águas do Algarve SA, com supervisão da Agência Portuguesa de Ambiente, para melhorar as condições da lagoa», uma zona lagunar encaixada entre os concelhos de Albufeira e de Silves.

Os participantes no passeio vão ainda conhecer o local para onde está previsto o megaempreendimento da Praia Grande, na margem silvense daquela zona húmida, que, «apesar do seu gigantismo e dos enormes impactos a nível ambiental e de ordenamento do território, recebeu em Outubro de 2013 uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) «favorável condicionada», emitida pelo secretário de Estado do Ambiente», recorda a LPN/Algarve.

Um dos temas em destaque será o facto de seis associações ambientalistas, entre as quais a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), terem entregue, em março passado, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, uma ação para impugnação judicial dessa Declaração de Impacte Ambiental.

Para lá destas questões, os caminhantes vão estar também de olhos (e binóculos e telescópios) bem atentos para as centenas de aves aquáticas de dezenas de espécies, algumas das quais de elevado valor conservacionista, que se concentram nos cerca de 70 hectares da Lagoa dos Salgados.

O passeio, que começa às 9h30 de sábado e tem ponto de encontro no parque de estacionamento da Praia Grande, junto à Lagoa dos Salgados, tem inscrição obrigatória até às 12h00 de quinta-feira, dia 5 de junho, para o email [email protected] , indicando nome, data de nascimento, nº de BI, Passaporte ou Cartão de Cidadão, para efeitos de seguro obrigatório.

A organização recomenda que os participantes levem binóculos (quem os tiver), água, protetor solar e «vontade de passar uma manhã em contacto com a natureza, as suas riquezas e problemas».

Comentários

pub