Alunos de cursos de cozinha de Olhão deram um “show” junto dos Mercados Municipais

Os alunos dos Cursos Vocacionais de Cozinha e Mesa, da Escola EB2/3 João da Rosa, de Olhão, mostraram os seus […]

Os alunos dos Cursos Vocacionais de Cozinha e Mesa, da Escola EB2/3 João da Rosa, de Olhão, mostraram os seus dotes culinários num Show Cooking que teve lugar na passada sexta-feira, junto dos Mercados de Olhão. Uma manhã diferente, onde o mexilhão foi a iguaria base, à semelhança do que aconteceu na II Mostra de Sabores de Olhão, que terminou no domingo e no qual esta iniciativa se inseriu.

Os jovens cozinheiros aceitaram o convite do Município e prepararam algumas receitas feitas com mexilhão cedido pela Companhia de Pescarias do Algarve. Mexilhão em Vinagrete de Soja, para entrada, um primeiro prato de Sopa de Mexilhão em Açafrão e um Arroz de Mexilhão, como segundo prato, foram as sugestões.

«O perfume dos produtos cozinhados, à base do mexilhão, pairava no ar, e foi motivo suficiente para despertar a atenção e os sentidos de quem por ali passava. Os alunos conseguiram a aprovação dos seus pratos, em especial com a Sopa de Mexilhão, com a qual se ouviram muitos elogios dos ‘provadores’ e demonstraram que a componente prática é essencial em cursos deste tipo. As dezenas de pessoas presentes elogiaram a mestria dos pequenos mestres da culinária», descreveu a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

«É importante qualificar estes jovens para um mercado de trabalho cada vez mais empreendedor, em que não haja só o conhecimento técnico», considerou o presidente da Câmara António Pina, que esteve no local, acompanhado pelo diretor e subdiretor do Agrupamento de Escola João da Rosa, Luís Felício e Luís Gonçalves.

«Os Cursos Vocacionais dirigem-se a jovens a partir dos 13 anos, com algum insucesso escolar, e que desta forma encontram um caminho diferente para concluir o 3º Ciclo do Ensino Básico», segundo a Câmara.

Comentários

pub