Albufeira dá cem mil euros para apoiar formação em clubes do concelho

A Câmara de Albufeira vai apoiar 12 clubes desportivos do concelho com uma verba total próxima dos cem mil euros, […]

A Câmara de Albufeira vai apoiar 12 clubes desportivos do concelho com uma verba total próxima dos cem mil euros, o dobro do apoio dado em 2013. O presidente da autarquia Carlos Silva e Sousa assinou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com diversas coletividades na passada segunda-feira, num esforço que «pretende valorizar o imenso trabalho de apoio à juventude levado a cabo por estas associações».

Nesta primeira fase, os contemplados foram a Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia, Bellavista Desportivo Clube, Clube de Artes Marciais de Albufeira, Judo Clube de Albufeira, Clube Basquete Albufeira, Imortal Basket Club, Clube Desportivo Areias S. João, Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, Futebol Clube de Ferreiras, Guia Futebol Clube, Padernense Clube e Associação LUEL- Arte em Movimento.

«Alguns clubes não foram contemplados nesta fase, por não terem toda a documentação necessária para podermos viabilizar os Contratos-Programa», disse Carlos Silva e Sousa.

No total, a Autarquia concedeu perto de 100 mil euros, duplicando a verba disponibilizada no ano passado. Carlos Silva e Sousa frisou que para além do aspeto financeiro, a Câmara de Albufeira presta «apoio logístico, promocional, disponibilização de transporte e de combustível, o que representa também um grande esforço».

O presidente da Câmara de Albufeira aproveitou a cerimónia para fazer o balanço da época terminada e projetar a próxima. Para o edil, «este apoio representa um esforço por parte da autarquia, em que pretendemos valorizar o imenso trabalho em prol da juventude levado a cabo por estas instituições, dentro de uma lógica que respeite em absoluto o nosso enquadramento financeiro».

«Estamos na primeira linha no apoio ao associativismo e esperamos continuar num crescendo sustentado, mas é necessário um grande empenho de todos para podermos viabilizar projetos desportivos de grande valia para o concelho. Nós continuaremos neste caminho de forma séria, falando olhos nos olhos com os clubes, e é fundamental que toda a comunidade se envolva, empresários, associados, famílias dos atletas», apelou.

O autarca lembrou que «estes 12 clubes agregam quase 2 mil atletas só na área da formação, além de dezenas de técnicos e dirigentes, o que por si só mostra bem a sua importância no contexto do desenvolvimento juvenil».
Também chamou a atenção para a necessidade de revisão de muitos dos quadros competitivos atualmente em vigor, que «protejam os clubes em nome da defesa da prática desportiva».

Comentários

pub