1000 anos depois, Ibn’Ammâr regressa a São Brás para um passeio a pé

O ciclo de Passeios de Natureza prossegue em junho a São Brás de Alportel, com um circuito inspirado no poeta […]

O ciclo de Passeios de Natureza prossegue em junho a São Brás de Alportel, com um circuito inspirado no poeta são-brasense Ibn’Ammâr (1031-1084 ou 1986), considerado por muitos o maior poeta do Al-Andalus. O passeio será orientado por Abdallah Khawli, especialista em cultura árabe, e terá lugar no próximo domingo, dia 29, pelas 18h00.

Abû Bacr Muhammad Ibn’Ammâr nasceu em Xannabûx, antiga São Brás de Alportel no século XI, foi um grande poeta, além de um hábil político, e chegou a ser nomeado governador de Silves pelo seu amigo, o rei de Sevilha.

Através de um passeio até aos lugares do pôr-do-sol, este passeio convida a relembrar esta figura mítica de um passado longínquo, no cenário que abraça o presumível percurso que terá traçado entre São Brás de Alportel e Silves.

A visita será orientada por Abdallah Khawli, mestre em História e Arqueologia Islâmicas, e irá proporcionar aos participantes uma viagem por terras de Xanbras, para conhecer a história das fontes árabes, descobrir curiosidades sobre geografia histórica e outros fragmentos da cultura árabe existentes no nosso concelho.

O passeio “O Poeta Ibn’Ammâr de São Brás: O trágico destino de uma alma ambiciosa” realiza-se no próximo domingo, pelas 18h00, e o ponto de encontro é na Praça Ibn’Ammâr (nas traseiras do restaurante “La Bella Pizza”), em São Brás de Alportel.

O circuito, a pé e com veículo de apoio para algumas deslocações, terá a duração de 3h00 e a participação está sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada através do telefone 289 840 019 ou pelo e-mail [email protected].

 

Comentários

pub