“Conversas com sabor a Terra” junta poetas na Quinta Pedagógica de Silves

“Conversas com sabor a Terra” é o nome da iniciativa que vai juntar os poetas Fernando Esteves Pinto, Vítor Gil […]

“Conversas com sabor a Terra” é o nome da iniciativa que vai juntar os poetas Fernando Esteves Pinto, Vítor Gil Cardeira, Adão Contreiras e João Rasteiro, no próximo sábado, 14 de junho, às 21h30, na Quinta Pedagógica de Silves.

Este animado serão em torno na poesia (e não só) é promovido pela Casa Museu João de Deus e pela Quinta Pedagógica de Silves.

O evento é aberto a todos os interessados.

 

Os poetas presentes:

FERNANDO ESTEVES PINTO
Nasceu em Cascais em 1961. Colaborou no DN Jovem e no Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o Prémio Inasset Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura.

É publicado em Espanha por revistas literárias e editores independentes. Em 1998 obteve uma bolsa de criação literária pelo Ministério da Cultura /Instituto Português do Livro e das Bibliotecas .

Está representado na Antologia DN Jovem, 1990.

Livros publicados: Na Escrita e no Rosto (poesia) Editora Europresas; Siete Planos Coreográficos (poesia, edição bilíngüe) Editora 1900, Huelva; Ensaio Entre Portas (poesia) Editora Almargem; Conversas Terminais (romance) Editora Campo das Letras; Sexo Entre Mentiras (romance) Editora Leiturascom.Net.
Blog do autor: www.escritaiberica.weblog.com.pt

 

VÍTOR GIL CARDEIRA
Escritor algarvio conotado com a corrente literária barroco-surrealista.
Nasceu em Conceição de Tavira em 1958. Escritor, antropólogo, professor e editor. Sócio fundador da editora “4 águas” e proprietário da editora “edições Cativa”.

Livros publicados: Transeuntes (contos); Partículas (poesia); passagem através do fogo ( estórias do quotidiano); A Leste de Tavira (monografia etno-histórica); Uma mulher Disponível (conto); Exilados (conto); Espuma Evanescente.

 

ADÃO CONTREIRAS
Adão Contreiras é um artista multifacetado, tendo por formação base a as Artes Plásticas – estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, foi professor do Ensino Básico e colaborou em diversas exposições de Pintura, Desenho, Cerâmica e Escultura.

É conhecido como o Poeta-Artista, porque o seu leque de interesses é bastante diversificado, passando, também, pela Poesia e pelo Cinema.

Fundador do Grupo “Outra Margem”, em Faro, mantém uma actividade permanente no domínio das Artes e é presença assídua no mundo cultural algarvio.

Esteve presente na última Bienal de Poesia de Silves e foi autor de todos os vídeos sobre ela.

 

JOÃO RASTEIRO
João Rasteiro (Ameal, Coimbra, 1965) é um poeta português e ensaísta. É Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade de Coimbra. Vive e trabalha atualmente em Coimbra – Casa da Escrita, Câmara Municipal Coimbra.

Traduziu para o português vários poemas de Harold Alvarado Tenorio, Miro Villar, Juan Armando Rojas Joo, Enrique Villagrasa e Juan Carlos García Hoyuelos. É sócio da APE (Associação Portuguesa de Escritores), membro dos Conselhos Editoriais das revistas Oficina de Poesia e Confraria do Vento (Brasil) e delegado em Portugal da revista Italiana Il Convivio.

Possui vários poemas publicados em várias revistas e antologias em Portugal, Brasil, Moçambique, Itália, Colômbia, Finlândia, República Checa, Chile, México e Espanha e vários poemas traduzidos para o espanhol, italiano, catalão, inglês, francês, checo, japonês e finlandês.

Em João Rasteiro vamos encontrar uma poesia cujas principais referências e influências se vão encontrar em nomes como os dos poetas Herberto Helder, Fiama Hasse Pais Brandão ou Daniel Faria, mas também em nomes como os de Charles Bernstein ou Gertrude Stein. É uma poesia do corpo, físico e essencialmente do corpo da linguagem. Pedro Prata, Luiz Morgadinho e Rik Lina (Hol.), o “Cabo Mondego Section of the Portuguese Surrealism”, tendo participado na exposição “Surrealism in 2012” do Goggleworks Center for the Arts, Reading, EUA, com trabalhos individuais e coletivos, executados em parceria com elementos do grupo.

Comentários

pub