Yolanda estreou-se como finalista no Sumol Porto Pro em surf

Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) fez, no Sumol Porto Pro, a sua primeira final na Liga Moche. A jovem […]

Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) fez, no Sumol Porto Pro, a sua primeira final na Liga Moche. A jovem surfista algarvia, de 15 anos, varreu as suas baterias nos quartos-de-final e nas meias-finais e concluiu a prova na 4ª posição do quadro feminino.

Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube) foi o melhor representante do Algarve no quadro masculino, onde disputou a sua primeira meia-final Liga Moche em três anos.

O Sumol Porto Pro ficará para sempre gravado na carreira de Yolanda Hopkins como a sua primeira final Liga Moche, circuito em que se estreou este ano.

Nas duas etapas anteriores, a surfista algarvia não tinha conseguido passar da Ronda 1 (quartos-de-final). No Porto, Yolanda venceu as suas baterias nos quartos-de-final e nas meias-finais, surpreendendo toda a concorrência com um surf seguro e concentrado.

A campeã regional algarvia e alentejana e única representante do Algarve no quadro feminino do Sumol Porto Pro foi 4ª na final feminina, ganha por Teresa Bonvalot, com uma onda nos segundos finais da bateria.

Desfalcada do seu cabeça-de-cartaz Marlon Lipke, em viagem à Rússia para participar no exclusivo Nixon Challenge, a representação do Algarve no Sumol Porto Pro foi composta por 11 surfistas de três clubes da região: Algarve Surf Clube, Clube Naval de Portimão e Albufeira Surf Clube.

A 3ª etapa da Liga Moche 2014 decorreu entre os dias 9 e 11 de Maio, na Praia Internacional do Porto (também conhecida por Praia de Matosinhos), sempre fustigada por muito vento e com ondas pequenas nos dois primeiros dias.

Os jovens José Montez e Frederico ‘Martim’ Magalhães, do Clube Naval de Portimão, e também Ivan Bailote, do Albufeira Surf Clube, foram eliminados na Ronda 1 masculina, que decorreu na sexta-feira, 9 de Maio.

Esta foi apenas a segunda prova na Liga Moche disputada por ‘Martim’. Há três semanas, na Ericeira, ‘Martim’ tinha chegado à Ronda 2.

Ivan Bailote perdeu em duelo direto com o algarvio Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) pelo segundo lugar (que dava apuramento) na mesma bateria.

Na Ronda 2, sábado, foram eliminados quatro algarvios: Luca Guichard e Pedro Alcobia, do Algarve Surf Clube, e Paulo Almeida e Francisco Duarte, do Clube Naval de Portimão. Luca Guichard tinha chegado aos quartos-de-final man-on-man na última etapa, há três semanas, na Ericeira.

No sábado à tarde, foi ainda disputada a Ronda 3 masculina, na qual foram eliminados Joackim Guichard e Miguel Mouzinho, ambos do Algarve Surf Clube.

Joackim perdeu em 4º na sua bateria e concluiu a prova na 13º posição da classificação final, melhor que o 17º posto alcançado na etapa anterior. Miguel Mouzinho conseguiu no Porto o seu melhor resultado do ano na Liga Moche: 9º lugar (correspondente à eliminação em 3º na Ronda 3).

Eduardo Fernandes foi o único algarvio a conseguir, sábado, a qualificação para os quartos-de-final man on man. Já no domingo, Edu venceu o duelo com o seu amigo Pedro Henrique nos quartos-de-final e qualificou-se para a sua primeira meia-final na Liga Moche desde 2011.

Este ano, Eduardo Fernandes ainda não tinha conseguido passar da Ronda 3. No Porto chegou às meias-finais, onde foi afastado pelo campeão nacional Frederico Morais, e conquistou o 3º lugar na prova e 730 pontos para o ranking nacional.

Frederico Morais acabaria por perder a final com Vasco Ribeiro, que conquistou a sua segunda vitória consecutiva na Liga Moche 2014 e deu um passo de gigante na luta pelo título nacional.

A próxima etapa da Liga Moche 2014 é no Algarve, na Praia do Amado, Aljezur, entre os dias 6 e 8 de Junho.

 

Finais Sumol Porto Pro – Liga Moche 2014 (3ª Etapa)

Masculino
1. Vasco Ribeiro (SCCS) – 12.10 (5.00+7.10)
2. Frederico Morais (SCCS) – 9.25 (3.00+6.25)

Feminino
1. Teresa Bonvalot (SCCS) – 10.75 (4.75+6.00)
2. Ana Sarmento (ESC) – 8.50 (penalizada com uma interferência)
3. Camilla Kemp (NSG) – 7.90 (4.25+3.65)
4. Yolanda Hopkins (CNPortimão) – 5.10 (3.10+2.00)

 

Resultados Algarvios

Masculino

Meias-finais (‘man-on-man’)
Eduardo Fernandes (AlgarveSC) – 3º (eliminado com 11.50)

Ronda 3 (baterias de 4)
Miguel Mouzinho (AlgarveSC) – 9º / eliminado em 3º (10.45)
Joackim Guichard (AlgarveSC) – 13º / eliminado em 4º (7.20)

Ronda 2
Luca Guichard (AlgarveSC) – 17º / eliminado em 3º (8.05)
Paulo Almeida (CNPortimão) – 17º / eliminado em 3º (6.50)
Francisco Duarte (CNPortimão) – 25º / eliminado em 4º (6.50)
Pedro Alcobia (AlgarveSC) – 25º / eliminado em 4º (6.55)

Ronda 1
Ivan Bailote (AlbufeiraSC) – 33º / eliminado em 3º (5.90)
Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) – 49º / eliminado em 4º (4.75)
José Montez (CNPortimão) – 49º / eliminado em 4º (4.00)

Comentários

pub