VRSA estabelece parcerias inovadoras com municípios mexicanos nas áreas da saúde, desenvolvimento e turismo

Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, concretizou esta semana, no México, diversos protocolos de […]

Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, concretizou esta semana, no México, diversos protocolos de colaboração nas áreas sociais, da saúde, da educação e do desenvolvimento tecnológico.

As iniciativas inserem-se numa visita de trabalho do presidente da autarquia vila-realense e de diversos empresários e investidores nacionais aos estados mexicanos de Yucatán e Quintana Roo e aos municípios de Cancún, Merida, Valladolid e Progresso.

Durante esta visita, que se prolongará até ao dia 11 de maio, foi já assinado um acordo de intenções entre o grupo farmacêutico Telhabel e diversos investidores locais para fornecimento de produtos médicos e farmacêuticos e estabelecidos contactos para futuras oportunidades de investimento.

Em Mérida – capital do Estado de Yucatán – a comitiva portuguesa foi recebida pelo autarca local, Renán Barrera, tendo sido estudadas diversas parcerias culturais entre VRSA e a cidade anfitriã.

Em carteira está mesmo a possibilidade de a cidade pombalina vir a estabelecer protocolos de geminação com os municípios mexicanos de Mérida e Progresso, tendo em consideração as características comuns ao nível do património histórico e arquitetónico dos centros históricos destas cidades.

Na ocasião, Luís Gomes, também presidente da Rede Iberoamericana de Cidades Médias, deu a conhecer as potencialidades do vasto património histórico de VRSA e enumerou as múltiplas parcerias que têm sido levadas a cabo com diversos países latinos, nomeadamente com Cuba.

Em Mérida, foram ainda estabelecidos contactos com a secretaria de desenvolvimento social e apresentados projetos inovadores já implementados em VRSA na área social, tendo como objetivo criar sinergias nas áreas do desenvolvimento e cooperação.

Também esta semana, o presidente da autarquia vila-realense visitou o porto de Manzanillo, um dos mais importantes da américa-latina em movimento de contentores, e conheceu diversos equipamentos nas áreas da biotecnologia, tecnologias de informação, logística, saúde e energia.

Foram ainda estabelecidas reuniões com o secretário de Desenvolvimento Económico, trocadas experiências nas áreas náutica e tecnológica e partilhadas estratégias ao nível da requalificação urbana, conservação e ordenamento do território.

Neste âmbito, foram apresentadas por Pedro Alves, administrador da empresa municipal SGU, o conjunto de intervenções do município no centro histórico de VRSA, tendo sido estudada a possibilidade de exportar esse know-how para cidades como Valladolid e Mérida.

A programação da visita de trabalho contempla ainda um périplo de reuniões na zona turística de Cancún – Estado de Quintana Roo – onde estão agendados encontros com o autarca daquela importante zona turística, bem como com o secretário do turismo local.

Nestas reuniões, estão a ser dadas a conhecer as áreas estratégicas de investimento no Algarve em geral, e em Vila Real de Santo António em particular.

Comentários

pub