Vinhos Alentejanos participam na 18ª edição da Expovinis no Brasil

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), participou, no final de Abril, na 18º edição da Expovinis em São Paulo. No […]

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), participou, no final de Abril, na 18º edição da Expovinis em São Paulo. No certame, considerado o maior evento de vinho da América Latina, estiveram presentes 13 produtores alentejanos num stand de 104m2.

Durante o evento, a CVRA organizou três seminários com provas de vinhos do Alentejo dos produtores presentes: Monte Novo e Figueirinha; Ribafreixo Wines; Hacienda Branca; Herdade da Ajuda Nova; Herdade do Arrepiado Velho; Monte da Capela; Herdade dos Coelheiros; Herdade Paço do Conde; Esporão; Herdade da Malhadinha Nova; Henrique Uva / Herdade da Mingorra; Herdade dos Coteis e Casa Santa Vitória.

As provas foram comentadas pelo crítico de vinhos Rui Falcão e todos os seminários tiveram lotação esgotada.

No decorrer da Expovinis, realizou-se ainda, o TOP Ten, um importante concurso anual que premeia dez vinhos expostos, inscritos pelos produtores ou importadores, em dez diferentes categorias.

O Vinho Alentejano Scala Coeli, da Fundação Eugénio de Almeida, foi o vencedor da classe Tinto Velho Mundo/Península Ibérica.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional no que diz respeito à quota de mercado em volume (43,1%) e em valor (44,3%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG.

Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

Comentários

pub