Universidade do Algarve acolhe palestra sobre as bibliotecas femininas no século XVIII

“Pensar os livros e as bibliotecas femininas no século XVIII através da Biblioteca do Palácio da Fronteira” é o título […]

“Pensar os livros e as bibliotecas femininas no século XVIII através da Biblioteca do Palácio da Fronteira” é o título da palestra que irá realizar-se amanhã, dia 16, às 16h00, na Sala de Seminários da Reitoria, Campus de Gambelas, em Faro.

A palestra, que será proferida por Vanda Anastácio, professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, insere-se no Ciclo de Palestras “Livro: passado, presente e futuro”.

“O fundo de Livro Antigo preservado na Biblioteca do Palácio Fronteira, em Lisboa, foi tratado recentemente no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que culminou com a colocação on-line de um catálogo pesquisável. No decorrer dos trabalhos de inventariação e tratamento biblioteconómico desse fundo surgiram dados capazes de lançar uma nova luz sobre o relacionamento entre mulheres e livros em Portugal no século XVIII”. É desses novos dados que Vanda Anastácio irá falar.

Vanda Anastácio é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalha sobre Literatura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII. Publicou, entre outras obras, Visões de Glória (Uma introdução à Poesia de Pêro de Andrade Caminha), 2 vols., (1998), o Teatro Completo de Camões (2005), a correspondência trocada na juventude pela Marquesa de Alorna com a Condessa do Vimieiro (Cartas de Lília e Tirse (1771-1777), (2007), a coletânea de ensaios A Marquesa de Alorna (1750-1839) Estudos (2009). Em 2008, publicou, no Brasil, Os Sonetos da Marquesa de Alorna e, já em 2013, Uma Antologia Improvável. A escrita das Mulheres (Séculos XVI-XVIII).

Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e a Biblioteca da Universidade do Algarve, em parceria com a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

Comentários

pub