Tubarão perna-de-moça marcado ao largo da Escócia foi recapturado em Portugal

Um exemplar de tubarão perna-de-moça (Galeorhinus galeus), cuja marcação foi feita ao largo da Escócia, Reino Unido, foi recapturado na […]

Um exemplar de tubarão perna-de-moça (Galeorhinus galeus), cuja marcação foi feita ao largo da Escócia, Reino Unido, foi recapturado na zona de Peninche, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A marcação deste exemplar foi feita ao abrigo do “UK shark tagging program” (Ocean & Earth Science National Oceanography Centre, Southampton), programa de marcação executado por pescadores desportivos e dirigido a um conjunto de 14 espécies de tubarões.

A recaptura foi efetuada com redes de emalhar pela embarcação de pesca comercial “Francisco Maria”, à qual foi concedida uma recompensa, conforme estabelecido neste programa.

O tubarão foi depois amostrado por técnicos do IPMA, no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB/DCF), no porto de Peniche.

Toda a informação recolhida sobre esta recaptura foi enviada para o coordenador do projeto de marcação de tubarões acima mencionado.

O exemplar percorreu, no mínimo, 952 milhas náuticas (mais de 1700 quilómetros) nos 844 dias que decorreram desde a sua marcação à sua recaptura. Durante este período cresceu, aproximadamente, 10 centímetros.

O tubarão perna-de-moça distribui-se nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, ocorrendo desde as águas superficiais até cerca de 470 metros de profundidade.

É uma espécie vivípara, que pode atingir 2 metros de comprimento e 60 anos de idade.

As suas principais presas são peixes teleósteos e cefalópodes.

Como prova esta ocorrência, é conhecido por efetuar migrações extensas: tubarões desta espécie marcados no Reino Unido no âmbito deste programa foram recapturados nas costas da Irlanda, Islândia, Noruega, França, Espanha (inclusivamente uma recaptura no Mediterrâneo) e Portugal (incluindo Madeira e Açores), para além do próprio Reino Unido.

Comentários

pub