Teatro das Figuras com muitos espetáculos por onde escolher em maio

Em maio, no Teatro das Figuras, há dança contemporânea de destacados novos criadores portugueses, mas também dança urbana, muita música, […]

Em maio, no Teatro das Figuras, há dança contemporânea de destacados novos criadores portugueses, mas também dança urbana, muita música, dos mais variados estilos, uma extensão do Festival IndieLisboa e sugestões para os mais novos e famílias. O programa do espaço cultural farense para este mês é vasto e o mais difícil será saber o que escolher.

Depois de Viviane ter feito uma pré-apresentação do seu novo álbum «Dia Novo», no sábado, em mais uma edição da iniciativa «Noites de Sofá», a Devir/CAPA – Centro de Artes Performativas do Algarve trará à sala farense, no sábado, às 21h30, a 2ª Plataforma de Dança Criadores Portugueses, onde se apresentará excertos de um conjunto de trabalhos de destacados coreógrafos portugueses emergentes da área da dança contemporânea.

Logo no dia a seguir, o Teatro das Figuras será o «País das Maravilhas» por algumas horas, já que irá receber o concerto de encerramento da 29ª edição da Semana Académica da Universidade do Algarve, que juntará em palco a Orquestra Clássica do Sul (OCS) e a Orquestra de Jazz do Algarve. Será apresentado o «Ciclo de Música Americana».

Esta será a primeira vez que esta festa dos universitários algarvios se estende a este teatro, numa iniciativa da organização da SA, a Associação Académica da Universidade do Algarve, com apoio (e incentivo) da Reitoria da UAlg.

Algo que também se “estenderá”, neste caso de Capital até Faro, é o Festival IndieLisboa. De 28 a 30 de maio, o Teatro das Figuras apresenta uma extensão do Festival Internacional de Cinema Independente, numa parceria entre o TMF e Cineclube de Faro.

Também de Lisboa chegam os Dead Combo, banda portuguesa que irá apresentar em Faro, no dia 23, o seu último trabalho «A Bunch of Meninos». Neste espetáculo, a dupla formada por Tó Trips e Pedro Gonçalves divulgam o seu quinto álbum, composto por 13 temas originais.

Antes disso, haverá muita oferta para os mais novos, em alguns casos extensível às suas famílias. No dia 13 de maio, o Serviço Educativo do TMF e a OCS promovem mais um «Concerto Pedagógico», dirigido à comunidade escolar.

Também o espetáculo «Barriga de Baleia» é dirigido às crianças, mas aberto ao público em geral. Esta peça conta «uma pequena epopeia marítima de desenhos luminosos, objetos manipulados e canções», segundo o TMF. Este espetáculo destinado a maiores de 3 anos terá sessões no sábado dia 31 de maio às 15 e às 17 horas e no domingo dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança, às 11h30.

No dia 25, ao meio dia, haverá novo Concerto Promenade, que se quer desfrutado em família. O espetáculo que encerrará o ciclo «Histórias com Música» será a peça «Pedro e o Lobo», composta por Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.

Na próxima semana, no dia 15, a Fundação Pedro Ruivo irá promover um Recital de Piano de João de Almeida, discípulo da pianista Maria Campina e professor no Conservatório Regional do Algarve, no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras. Obras de Schubert, Liszt e Chopin fazem parte do programa.

Logo a seguir, a 16 e 17, será dado espaço à dança urbana, no espetáculo «A Máquina do Tempo UX – Contras os Canhões, Dançar, Dançar», uma criação da Associação de Dança, Cultura e Arte – «Urban Xpression», inspirada na história de Portugal e na qual participam os 450 alunos da instituição.

Toda a programação para o mês de maio, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no site do Teatro das Figuras.

Comentários

pub