Quercus atribui «Qualidade de Ouro» a 97 praias algarvias

Perto de cem praias algarvias foram reconhecidas pela Quercus como tendo Qualidade de Ouro, em 2014. O concelho de Albufeira […]

Perto de cem praias algarvias foram reconhecidas pela Quercus como tendo Qualidade de Ouro, em 2014. O concelho de Albufeira é o recordista, a nível nacional, com 19 praias galardoadas, e Vila do Bispo também atingiu o pódio, neste caso como terceiro município com mais praias Qualidade de Ouro, 12, ao todo.

A lista de 355 praias de todo o país que merecem um destaque pela positiva da associação ambientalista, devido à boa qualidade das suas águas, foi anunciada este sábado, um dia antes do começo oficial da época, 1 de junho.

Em 2014, a Quercus identificou mais 19 praias com qualidade de ouro que no ano anterior, entre as 544 zonas balneares oficiais de Portugal. Entre 2013 e 2014, houve 43 novas águas balneares a serem classificadas como qualidade de ouro, enquanto 24 perderam essa classificação. De entre as 355 galardoadas, 28 são praias interiores, ou seja, mais 8 que em 2013.

Para receber esta classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar vários critérios. Desde logo, terá que ter «qualidade da água boa na época balnear de 2009 (a melhor qualidade possível, na altura, de acordo com a anterior legislação europeia) e excelente nas quatro últimas épocas balneares (de 2010 a 2013).

«Todas as análises realizadas na última época balnear (de 2013) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respetivamente», acrescentou a Quercus.

«Esta avaliação, efetuada pela Quercus, e que não envolve qualquer processo de candidatura, é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias. Contudo, acaba por ser mais exigente neste aspeto em específico, para além de incluir todas as águas balneares», acrescenta a associação.

Com a atribuição do galardão «Praia com Qualidade de Ouro», a Quercus pretende «realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água».

Tal como nos anos anteriores, a Quercus voltou a disponibilizar aos 93 municípios com zonas balneares distinguidas a Bandeira oficial das Praias com Qualidade de Ouro 2014, que pode ser afixada pelas autarquias à entrada das praias galardoadas.

 

Listagem Praias Ouro Quercus 2014 em PDF

 

 

 

 

Comentários

pub