PS ganhou em todos os concelhos, mas quem mais subiu foram CDU e MPT

O PS ganhou em todos os municípios algarvios, nas Eleições Europeias deste domingo, foi por isso o partido mais votado […]

O PS ganhou em todos os municípios algarvios, nas Eleições Europeias deste domingo, foi por isso o partido mais votado no Algarve (31,01%), mas, globalmente, teve uma percentagem mais baixa que nas Autárquicas de Setembro do ano passado (36,71%).

Também o PSD, agora coligado com o CDS na Aliança Portugal, teve nas Europeias (21,91%) menos votos que em Setembro, quando obteve 24,8%.

Em termos de subidas, a mais significativa foi a da CDU, que passou de 11,7% nas Autárquicas do ano passado, para 14,01% este domingo.

Curiosamente, apesar do desaire nacional, onde foi ultrapassado pelo MPT, o Bloco de Esquerda também registou uma subida importante, tendo agora obtido 6,9% dos votos, contra 4,32% nas Autárquicas.

Mas a maior subida foi, sem dúvida, a do MPT de Marinho Pinto, que agora obteve 7,42% dos votos expressos pelos algarvios, tornando-se, como a nível nacional, na quarta força mais votada para as Europeias.

Analisando concelho a concelho, também há dados curiosos: os socialistas venceram em todos os municípios algarvios, mas obtiveram a sua mais expressiva vitória no pouco populoso concelho de Alcoutim (45,31%). A votação menos alta foi a registada em Albufeira (28,41%).

A CDU foi a segunda força mais votada em três concelhos – Aljezur (17,44%), Silves (21,75%) e Vila Real de Santo António (22,33%). Curiosamente todos são concelhos onde os comunistas estão no poder autárquico (Silves) ou já estiveram (Aljezur e Vila Real).

O Bloco de Esquerda no Algarve, tal como no resto do país, foi relegado para a posição de quinto partido mais votado. No entanto, ainda assim, em terras algarvias, os bloquistas suplantaram o MPT em Vila do Bispo, Portimão, Lagoa, Olhão e Vila Real de Santo António. Em Castro Marim, BE e MPT empataram, registando ambos 5,95% e 110 votos.

A mais expressiva votação do BE verificou-se em Portimão (9,35%), onde a percentagem foi mais do dobro da verificada a nível nacional. Em contrapartida, no concelho de Alcoutim, os bloquistas foram apenas os sétimos mais votados, tendo sido ultrapassados pelo MPT e até pelo PCTP/MRPP e PND.

Finalmente o MPT – o partido que tem como cabeça de lista o ex-bastonário da Ordem dos Advogados Marinho Pinto, conseguiu eleger, para já, um eurodeputado.

No Algarve, obteve 7,42% dos votos expressos, um pouco acima dos 7,41% que conseguiu em todo o país. A votação mais expressiva foi obtida em Lagos, onde o Movimento Partido da Terra chegou aos 8,91%.

 

Comentários

pub