População também ajudou a programar o centenário de São Brás de Alportel

O centenário da elevação de São Brás de Alportel a concelho assinala-se no dia 1 de junho, mas a sua […]

O centenário da elevação de São Brás de Alportel a concelho assinala-se no dia 1 de junho, mas a sua celebração já começou há muito. A população e as associações locais aderiram ao desafio lançado em 2010 pela Câmara Municipal e serão os atores principais das comemorações, que serão lançadas no domingo e duram um ano. A ideia é deixar «marcas para o futuro» em diversas áreas.

Isso significa, desde logo, deixar obra física feita, mas muito mais que isso. Exposições, espetáculos, recriações históricas, publicações sobre esta vitória da sociedade são-brasense, conseguida a 1 de junho de 1914, tertúlias e a recuperação de peças de arte, feitas por artistas são-brasenses são algumas das iniciativas anunciadas.

Muitas delas surgem de sugestões dadas pela sociedade civil. O programa, que foi apresentado na quinta-feira passada numa sessão que teve lugar no Museu do Trajo de São Brás, junta já mais de 50 propostas que foram apresentadas, mas ainda não está fechado e é um «trabalho em progresso», segundo o presidente da Comissão das Comemorações do Centenário Emanuel Sancho.

Tanto o coordenador das comemorações, também diretor do Museu do Trajo, como o presidente da Câmara de São Brás deixaram bem claro que o mais importante é envolver a população, para que as comemorações não acabem por ser algo «efémero».

«Uma terra vale muito pelas suas pessoas. E o conceito deste programa é conseguir envolvê-las. Houve 30 associações, instituições, escolas, os bombeiros e bandas musicais que aceitaram o nosso desafio», ilustrou Emanuel Sancho.

Já Vítor Guerreiro frisou o envolvimento da população de diversas faixas etárias, «desde os mais novos aos mais idosos». «As crianças têm estado a trabalhar todo este ano letivo sobre o tema do centenário. O logotipo das comemorações foi desenhado por uma aluna de uma escola de São Brás de Alportel, no âmbito de um concurso de ideias que foi lançado», exemplificou.

Os mais idosos, bem como pessoas de todas as idades, serão protagonistas de dois momentos altos das comemorações, um que acontecerá já no domingo e ou, que acontece dentro de um ano. «O desfile alusivo ao centenário tem a presença confirmada de 600 pessoas, da comunidade ou ligadas a associações», referiu.

 

Dia 1 haverá festa rija, em São Brás de Alportel

O desfile alusivo aos cem anos da elevação de São Brás de freguesia de Faro a concelho é apenas uma das iniciativas previstas, para domingo. Este cortejo sai à rua logo a seguir ao Hastear da bandeira, o momento que lança oficialmente a festa e que está marcado para as 10 horas, nos Paços do Concelho.

O desfile segue para a Praça da República, espaço que tem estado a ser requalificado e que será inaugurado no dia 1 de junho, às 11 horas. Este é um exemplo da obra que a Câmara quer deixar feita ou lançar no ano do Centenário. Em breve, arrancam as obras no largo de São Sebastião, intervenção que deverá, ainda assim, demorar alguns anos a ser concluída.

Ainda na Praça da República, será realizada a sessão solene e entregues insígnias municipais.

Da parte da tarde, a festa do centenário une-se à comemoração do Dia da Criança. O Jardim Carrera Viegas acolhe a Festa da Criança 2014, entre as 15 e as 19 horas, onde haverá muitas brincadeiras, como «insufláveis» e jogos tradicionais para animar os mais novos.

Às 17 horas será inaugurada a exposição «São Brás de Alportel 2014», sobre a história deste concelho, na Galeria Municipal. Segue-se, às 18 horas, uma romagem ao mausoléu do fundador do concelho, João Beatriz Rosa.

A partir das 22 horas, «Miguel Gameiro & Pólo Norte» encarregam-se de dar música aos são-brasenses, com o espetáculo «Tour 20 anos de canções», com entrada gratuita. A noite encerra com um espetáculo pirotécnico.

 

Durante um ano, vai acontecer muita coisa em São Brás de Alportel

O programa não está fechado, mas já há muitas iniciativas agendadas. O espaço público, por exemplo, será transformado em galeria de exposições, com quatro mostras distintas, com duração trimestral.

A primeira destas mostras terá o tema «A História contada pelas Ruas», na qual «as pessoas serão interpeladas pela história de São Brás ao percorrer a vila». Também haverá uma exposição de rua que irá valorizar o património histórico do concelho, bem como uma reedição de postais antigos, para que se faça «uma viagem pela história, através deles», segundo Vítor Guerreiro.

O centenário será, igualmente, uma “desculpa” para valorizar o património histórico de São Brás. Além de um programa de requalificação de património, está na calha «um projeto de valorização do jardim da Verbena, o grande salão de festas dos nossos antepassados» e a criação de um miradouro no Adro da Igreja, que tem «uma vista fantástica, com janela de mar».

Para fechar as comemorações, a 1 de junho de 2015, está já marcado uma recriação histórica dos acontecimentos que permitiram a emancipação de São Brás de Alportel, um feito conseguido por um grupo de cidadãos locais, dos quais se destacou João Beatriz Rosa, um republicano que conseguiu, através da sua influência e conhecimentos, tornar em realidade aquela que era já uma aspiração antiga de uma localidade do interior, já muito dinâmica a nível social e económico à época.

Comentários

pub