Passeio ao princípio da noite liga Via Algarviana ao litoral de Portimão

Partir à descoberta da natureza é o convite que a Câmara Municipal de Portimão faz nestes dias primaveris, propondo, até […]

Partir à descoberta da natureza é o convite que a Câmara Municipal de Portimão faz nestes dias primaveris, propondo, até 20 de junho, percursos naturais pelo concelho. O primeiro será já no próximo sábado, 10 de maio, ligando a Via Algarviana, no Moinho da Rocha, à Figueira, quase no litoral.

O ponto de encontro para este passeio será o Campo Desportivo da Figueira, junto à EN125, onde os participantes se concentrarão ao fim da tarde, às 18h30. Daí partirão para o Moinho da Rocha, onde se inicia o percurso a pé.

O trajeto atravessa a freguesia rural da Mexilhoeira Grande de norte para sul, sendo possível observar uma grande diversidade de paisagens e habitats, como matos, hortas, montado, pequenas aglomerações de casas, enquanto nos pontos altos as vistas panorâmicas irão permitir olhar para a serra de Monchique ou para o casario de Alvor, junto ao mar.

O passeio terá uma duração aproximada de quatro horas e será guiado pela equipa de biólogos da Câmara de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais presentes ao longo deste percurso com cerca de 12 quilómetros, de onde se destacam aves como os charnecos, com a sua cor azul, os abelharucos e todo o seu colorido, ou o pica-pau-malhado-grande, entre muitas outras espécies.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até à véspera através do telefone 282 480 412 ou do email [email protected].

Nas anteriores épocas, estes passeios que assinalam as estações do ano tiveram grande adesão por parte dos apreciadores da natureza, com uma média de 30 participantes.

Os próximos percursos naturais já se encontram agendados, seguindo-se na manhã de 24 de maio a Ria de Alvor, enquanto a 20 de junho, para saudar a chegada do verão, será proposto um passeio noturno pelas dunas de Alvor.

Em todos os casos, as inscrições estarão abertas uma semana antes e incluem seguro.

Comentários

pub