Parque Ribeirinho de Faro estará pronto «dentro de dois meses»

O Parque Ribeirinho «estará ao serviço de toda a população que dele quiser usufruir dentro de dois meses», acredita o […]

O Parque Ribeirinho «estará ao serviço de toda a população que dele quiser usufruir dentro de dois meses», acredita o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.

Este espaço de lazer está na «fase final de construção e deverá estar concluído no mês de maio», embora o edil não arrisque, para já, uma data para a inauguração.

«Não gosto de fazer contas antes das situações estarem concretizadas. Logo que a Polis nos disser a data em que nos entregará a obra, trataremos disso. Não vale a pena estar a dizer que será no dia X ou Y, porque, nestas coisas, sabemos que pode ser o Z», declarou Rogério Bacalhau, no programa radiofónico «Impressões», no qual foi o convidado do Sul Informação e da Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

No terreno, o estado avançado da obra apoia a convicção do autarca de que este novo espaço de lazer estará em breve ao serviço da população. Oficialmente, claro, porque são já muitos os que aproveitam para ir passear ao local.

Apesar de ainda haver movimento de máquinas e homens a trabalhar na obra, as zonas pavimentadas estão quase todas concluídas, as infraestruturas mais pesadas estão construídas e o Parque de Estacionamento está já em utilização. O estado avançado da empreitada e a ausência de barreiras, convida a  desfrutar de um passeio à beira da ria.

Num futuro breve, Rogério Bacalhau espera que esta opção seja alargada à generalidade da população e não apenas aos mais aventureiros e curiosos. «Espero que o espaço, que é muito agradável, se possa constituir como uma nova centralidade da cidade», desejou. Para que isso seja possível, haverá uma componente de comércio e restauração associada ao novo parque.

«Neste momento, estão a concurso dois equipamentos para restauração, lançados pela Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Algarve, já que parte do terreno está em Domínio Público Hídrico. E nós vamos lançar agora um concurso para dois espaços de restauração e um quiosque na nossa parte», disse o edil farense.

O Parque Ribeirinho também contará com um anfiteatro ao ar livre, que acolherá eventos culturais. Para já, a gestão do espaço será feita pela Câmara de Faro, diretamente, mas, no futuro, «com as necessidades e com aquilo que vier a ocorrer» poderá ser ponderada «outra solução», em que o Teatro Municipal de Faro, «ou outro» possa assumir essa tarefa. «Temos já coisas pensadas para ter animação nesse espaço», disse Rogério Bacalhau.

«Hoje as pessoas estão mais despertas para o passeio, para o andar na rua, muito fruto do espaço que temos junto ao Fórum Algarve. O Parque Ribeirinho será um espaço complementar a esse e estou convencido que as pessoas irão usufruir dele», acredita o presidente da Câmara de Faro.

A obra que está em curso e será terminada em breve é a primeira das duas fases do Parque Ribeirinho de Faro, previstas no projeto apresentado pela Sociedade Polis. «Havia uma fase 2, do outro lado da Ria Formosa, na parte de baixo do Montenegro. Para isso, não há sequer projeto e não é algo que vá avançar nos próximos tempos», considerou.

 

 

Comentários

pub