Olhão dedica uma semana às crianças e ao ambiente

As crianças e o ambiente estarão em foco em olhão, durante a próxima semana. Palestras, ateliês, exposições e insufláveis e […]

As crianças e o ambiente estarão em foco em olhão, durante a próxima semana. Palestras, ateliês, exposições e insufláveis e jogos são algumas das iniciativas previstas na Semana da Criança e do Ambiente, que irá decorrer entre 3 e 9 de junho, no Jardim Pescador Olhanense.

A iniciativa, subordinada ao tema «Conhecer para Proteger», é dirigida às crianças que frequentem o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico, público e privado do concelho.

Ao longo da semana, são esperadas cerca de três mil crianças, que terão a oportunidade de «aprender brincando e conhecer para preservar o meio ambiente que as rodeia, numa forma de «as envolver em questões ambientais e cívicas, de uma maneira divertida».

«Os mais novos podem brincar nos insufláveis, participar na animação de rua com malabaristas e palhaços ou no circuito gímnico ou assistir a peças de teatro pela companhia A GORDA», descreve a Câmara de Olhão, que organiza o evento através da sua Divisão de Educação e Desporto.

Também serão realizados jogos com a colaboração do Centro de Saúde de Olhão (Grupo de Saúde Escolar), ações de prevenção rodoviária a cargo da PSP de Olhão, atividades sobre o vulcanismo e ciclo das rochas com o apoio do Centro de Ciência Viva de Tavira e atividades de observação do sol, visualização de ilusões óticas e produção de bolas de sabão gigantes com o Centro de Ciência Viva de Faro.

As crianças participantes nesta Semana poderão ainda divertir-se com as pinturas faciais (colaboração com a Casa da Juventude), fazer pinturas em papel cenário alusivas ao ambiente, participar em atividades de arqueologia (colaboração com o Museu) e em jogos do Ambiente (colaboração com a AmbiOlhão).

«Despertar a formação cívica dos meninos e meninas olhanenses, que serão os homens e mulheres do futuro, é a forma de garantir um mundo melhor, com muitos sorrisos e aprendizagens felizes», considera a Câmara de Olhão. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas através do telefone 289 700 100 ou do email [email protected].

Comentários

pub