Olhão celebra o Dia do Pescador com distinções, tertúlia e exposição

O Dia do Pescador vai ser assinalado em Olhão, no dia 31 de maio, a partir das 14h30. Além das […]

O Dia do Pescador vai ser assinalado em Olhão, no dia 31 de maio, a partir das 14h30. Além das distinções a pescadores do concelho, está prevista a inauguração de uma exposição e uma conversa sobre a «Arte de Pescar».

O programa é lançado com esta última iniciativa, que irá decorrer no Museu Municipal de Olhão, às 14h30. Esta será uma edição especial do evento «Conversas de Museu».

Segue-se a atribuição de distinções aos profissionais da pesca, o momento alto do dia, que contará com a presença do secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu, às 16 horas.

Aqui, serão distinguidos os pescadores que se destacaram, em diversas categorias, nomeadamente: «Arrasto, Cerco, Poliv. Local, Poliv. Costeira, Aquacultura e Moluscicultura, Ganchorra de Mão, Mulher na Pesca e na Aquacultura, Pescador Mais Novo, Maquinista Marítimo, Pescador em Progressão, Prémio Indústria Conserveira, Prémio Sindicalista e Prémio Mérito na Pesca».

Às 17 horas, no Museu Municipal de Olhão, o presidente da Câmara António Miguel Pina, inaugura a exposição de fotografia «Faina Maior», da autoria de Aníbal Lemos, seguindo-se uma degustação de produtos ligados ao mar, no mesmo local, em parceria com a Docapesca.

A exposição «Faina Maior», uma produção do Município de Ílhavo e do Museu Marítimo de Ílhavo, apresenta «silhuetas de homens que foram ao bacalhau governando navios que agora são mitos e objeto de afetuosas lembranças». O autor, Aníbal Lemos, natural de Estarreja, é professor do ensino secundário e já venceu vários prémios de fotografia.

Comentários

pub