Museu de Loulé comemora pela primeira vez a Noite dos Museus

Uma visita encenada, acompanhada com artes do fogo no alto das torres do castelo e ainda histórias de peças “especiais” […]

Uma visita encenada, acompanhada com artes do fogo no alto das torres do castelo e ainda histórias de peças “especiais” da sua coleção de arqueologia: esta será a forma de o Museu Municipal de Loulé se associar, pela primeira vez, à Noite do Museus, no sábado, 17 de maio, a partir das 20h00. Mas no domingo, 18, Dia Internacional dos Museus, haverá também muito para fazer.

No ano em que o ICOM – The International Council of Museums associa pela primeira vez a Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa do Ministério da Cultura Francês desde 2005, também o Museu Municipal de Loulé comemora, pela primeira vez, esta iniciativa.

Sob o tema definido pela ICOM para o Dia Internacional dos Museus 2014 – “Museus: coleções criam conexões” – o Museu Municipal de Loulé propõe um programa diversificado que cruza áreas artísticas, coleções e, acima de tudo, pessoas e ideias.

Assim, na noite de 17 de maio, a partir das 20h00, a Associação Cultural SATORI junta-se ao Museu para, do cimo das torres do Castelo, dar as boas-vindas aos participantes e encantar os transeuntes com as suas artes de fogo (e outras).

Pela mão da Oficina do Jó, o público é convidado a entrar e a assistir a uma visita encenada em que “Louletanos de outras eras… ajudam a descobrir o Museu”.

Entre as 20h00 e as 23h00 vai ser ainda possível conhecer a história de algumas peças “especiais” da coleção de arqueologia do Museu Municipal de Loulé e as suas conexões.

No dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus – as conexões são feitas através da música para os mais pequenos. Famílias e os seus bebés são convidados a “ouvir” a coleção de arqueologia do Museu Municipal de Loulé, através da sessão musical para bebés “Das coleções à arte”, por Ricardo Jorge, que decorre a partir das 10h00.

Ainda durante a manhã o visitante poderá continuar a conhecer as peças “especiais” do Museu e as suas conexões”.

Da parte da tarde, das 15h00 às 16h30, é proposta uma Oficina de Escavação Arqueológica. A partir da coleção de Estelas com a Escrita do Sudoeste, datados da Idade do Ferro, irá partir-se para a escavação de uma sepultura e descobrir como eram enterradas as pessoas nessa época. A atividade tem como público-alvo crianças dos 7 aos 12 anos.

Entre as 15h00 e as 16h30, o visitante poderá aprender um pouco mais sobre “Quem nos escreve da serra” e/ou deambular pela cidade de Loulé e ir descobrindo onde nos levam as coleções do Museu. O percurso “Na pegada da História” pretende criar conexões entre as coleções museológicas e a História de Loulé.

Todas as atividades são de entrada livre e sem marcação prévia.

Comentários

pub