Museu de Arqueologia de Silves acolhe exposição “Pioneiros do Conhecimento Cientifico no Algarve”

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves irá acolher, a partir do próximo dia 6 de junho, a exposição “Pioneiros […]

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves irá acolher, a partir do próximo dia 6 de junho, a exposição “Pioneiros do Conhecimento Cientifico no Algarve”, promovida pela Rede de Museus do Algarve (RMA) e que tem andado em itinerância pela região.

Produzida conjuntamente por instituições pertencentes à RMA, esta mostra aborda não só 11 figuras que, desde os finais do século XVIII até ao século XX, deixaram legados relevantes para o conhecimento científico sobre esta região e procuraram esclarecer e fundamentar os contornos da identidade do país, através do estudo da paisagem social, cultural e popular do Algarve, mas também as representações do Algarve nos discursos da etnografia, arqueologia e história local, nos séc. XIX e XX.

José Leite Vasconcelos, Estácio da Veiga, Santos Rocha, José Formosinho, Pe. Nunes da Glória, Ataíde de Oliveira e João Grade Cabrita Santos (Museus de Portimão, Albufeira, Silves, Loulé e Município de Lagoa), Sande Vasconcelos e Estácio da Veiga (Museu de Tavira) e Pe. Manuel Madeira Clemente (Município de Vila do Bispo), são as personalidades retratadas nesta exposição.

Ataíde de Oliveira é a figura de destaque natural de Algoz, concelho de Silves. Originário de uma família de pequenos proprietários agrícolas, formou-se em Direito e em Teologia. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da comunicação social e da investigação histórica e etnográfica da região algarvia, tendo fundado o primeiro jornal de Loulé “O Algarvio”, em 1889.

Redigiu um conjunto de monografias importantes para a construção da história regional, tendo sido pioneiro na recolha e edição de lendas, romances e canções algarvias, entre as quais “As Mouras Encantadas e os Encantos do Algarve”, património imaterial que testemunha o cruzamento entre as culturas árabe e portuguesa.

A RMA é uma estrutura informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, museus municipais (entre os quais o Museu Municipal de Arqueologia de Silves) e entidades museológicas do Estado Português e privadas, tendo em vista a cooperação e parceria entre instituições museológicas.

Comentários

pub