Meninas dominam Optimist na última prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira

Terminou o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2013/2014. As jovens velejadoras do Clube Naval de Portimão Beatriz Cintra e […]

Terminou o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2013/2014. As jovens velejadoras do Clube Naval de Portimão Beatriz Cintra e Beatriz Gago foram as estrelas da 5ª prova (última) ao vencerem, respectivamente, nas categorias Optimist Infantil e Optimist Juvenil.

A prova foi disputada em Vila Real de Santo António, nos dias 17 e 18 de Maio, organizada pela Associação Naval do Guadiana.

Beatriz Cintra deu um autêntico recital de Vela ao vencer todas as 4 regatas disputadas em Optimist Infantil nesta 5ª prova do campeonato regional. A velejadora do CNPortimão resistiu ao ataque dos melhores Infantis do Ginásio Clube Naval de Faro, Guilherme Cavaco (vencedor da etapa anterior) e Miguel Sancho, conquistando em Vila Real de Santo António a sua 3ª vitória em provas do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2013/2014.

Este resultado garante-lhe o título de campeã regional, com um registo de três vitórias e dois segundos lugares nas cinco provas do campeonato.

Em Optimist Juvenil, Beatriz Gago alcançou uma vitória difícil, em luta apertada com Manuel Fortunato, do Clube de Vela de Lagos e vencedor da etapa anterior. Beatriz Gago é atleta do Clube Naval de Portimão; é bi-campeã nacional Infantis (2012 e 2013) e está a realizar a sua primeira época como Juvenil.

Em Abril, Beatriz Gago conquistou medalha de bronze no Campeonato de Portugal de Juvenis, disputado em Portimão e ganho por Daniela Miranda, da ANGuadiana.

Em Vila Real de Santo António, Daniela Miranda ainda venceu uma das 4 regatas disputadas em Optimist Juvenil, mas não foi feliz nas restantes e concluiu a prova na 6ª posição da geral Optimist Juvenil.

Beatriz Gago venceu a prova nesta categoria sem ganhar qualquer regata, tal como Manuel Fortunato conquistou o segundo lugar sem vitórias em regatas.

Os dois velejadores impuseram-se pela consistência de bons resultados e terminaram em situação de igualdade pontual, mas Beatriz Gago levou vantagem, por ter feito um segundo lugar numa regata.

Foi a primeira vitória de Beatriz Gago no Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2013/2014. As contas para o campeonato em Optimist Juvenil são difíceis, uma vez que cada uma das 5 provas foi ganha por um velejador diferente: Inês Caneco (1ª prova), Tomás Guerreiro (2ª), Daniela Miranda (3ª), Manuel Fortunato (4ª) e Beatriz Gago (5ª).

As classes Laser conseguiram realizar 6 regatas em Vila Real de Santo António. Gustavo Calado (Grupo Naval de Olhão) venceu a prova em Laser 4.7 e terá garantido o título regional 2013/2014 nesta Classe. Foi a sua terceira vitória em provas do campeonato e fez um 2º lugar na etapa anterior. Tem apenas uma etapa menos conseguida, a primeira, quando não conseguiu subir ao pódio.

David Coutinho (GNOlhão) foi sempre o mais directo adversário de Gustavo Calado, seu colega de equipa. Em Vila Real de Santo António, David Coutinho terminou a prova em 2º lugar.

Francisco Farinha (CNPortimão) também andou sempre no grupo da frente em 4.7 ao longo do campeonato, mas não integrou a frota de 10 barcos que disputaram esta 5ª prova do campeonato. Marta Roque (CNPortimão), vencedora da etapa anterior em 4.7 também faltou à chamada em Vila Real de Santo António.

Em Laser Radial, Jaime Guerreiro (ANGuadiana) quebrou a hegemonia de Pedro Costa (Clube de Vela de Lagos), vencedor das 4 provas anteriores, e garantiu uma vitória de honra para o clube organizador da última etapa deste campeonato regional.

Jaime Guerreiro tinha como melhores resultados no campeonato um 2º lugar na 1ª etapa e um 3º lugar na 3ª etapa. Em Vila Real de Santo António conquistou uma vitória sólida, com vitórias em 3 das 6 regatas disputadas, acrescentando para as contas finais mais dois segundos lugares em regatas e um quarto lugar que descartou.

Nesta 5ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2013/2014 não houve competição em 420, Classe pré-olímpica pouco expressiva na região, uma vez que alinhou sempre com apenas 3 duplas nas etapas anteriores.

 

Pódios 5ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira
Vila Real de Santo António

 

Optimist Infantis

1. Beatriz Cintra (CNPortimão) – 3 pontos
2. Guilherme Cavaco (GCNFaro) – 7 pts
3. Miguel Sancho (GCNFaro) – 8 pts

Infantis Masculinos: Guilherme Cavaco – GCNFaro (2); Miguel Sancho – GCNFaro (3); Vladislav Bedlinskyy – ANGuadiana (4) / Infantis Femininos: Beatriz Cintra – CNPortimão (1); Viktoriya Kononova – ANGuadiana (5); Leonor Dutra – GCNFaro (8)

 

Optimist Juvenis

1. Beatriz Gago (CNPotimão) – 12 pontos
2. Manuel Fortunato (CVLagos) – 12 pts
3. Rodrigo Correia (CNPortimão) – 14 pts

Juvenis Masculinos: Manuel Fortunato – CVLagos (2); Rodrigo Correia – CNPortimão (3); João Abrantes – ANGuadiana (4) / Juvenis Femininos: Beatriz Gago – CNPortimão (1); Daniela Miranda – ANGuadiana (6); Mariana Viegas – CVLagos (17)

 

Laser 4.7

1. Gustavo Calado (GNOlhão) – 9 pontos
2. David Coutinho (GNOlhão) – 10 pts
3. Bruna Carvalho (ANGuadiana) – 16 pts

4.7 Masculinos: Gustavo Calado – GNOlhão (1); David Coutinho – GNOlhão (2); Bernardo Neto – GNOlhão (4) / 4.7 Femininos: Bruna Carvalho – ANGuadiana (3)

 

Laser Radial

1. Jaime Guerreiro (ANGuadiana) – 7 pontos
2. Jack Cookson (CVLagos) – 9 pts
3. Pedro Costa (CVLagos) – 11 pts

Radial Masculinos: # / Radial Femininos: Beatriz Lopes – ANGuadiana (7); Inês Sobral – ANGuadiana (8)

 

 

 

Comentários

pub