Loulé sabe hoje se será Capital Europeia do Desporto em 2015

Loulé vai saber este sábado se a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto, entregue formalmente esta sexta-feira à Associação […]

Loulé vai saber este sábado se a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto, entregue formalmente esta sexta-feira à Associação de Capitais Europeias de Desporto (ACES Europe), foi aceite. Responsáveis por esta entidade estão desde ontem a conhecer os equipamentos desportivos do concelho e vão anunciar a sua decisão esta tarde, às 18 horas, no Parque Municipal de Loulé.

O dossier de candidatura foi entregue aos responsáveis da ACES Europe, Gian Francesco Lupatteli (presidente) e Nuno Santos (diretor em Portugal) numa cerimónia que teve lugar nos Salão Nobre dos Paços do Concelho, esta sexta-feira. Os dois responsáveis participam, igualmente, nas visitas técnicas que estão a decorrer.

O atual executivo camarário já pegou no processo, lançado pelos seus antecessores, a meio, mas assumiu o desafio e pretende «levá-lo a bom porto», segundo declarou o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo.

«O Concelho de Loulé tem características para que esta candidatura seja coroada de êxito. Tem uma política desportiva com uma estratégia e uma coerência que não começa agora, vem de há muitos anos, atravessou vários executivos municipais, daí Loulé ter um potencial para a prática do desporto que é, de facto, apreciável e que nos dá toda a confiança. Acalentamos, com toda a justiça e segurança, que esta candidatura será apreciada positivamente», sublinhou o edil louletano.

«Os excelentes campos de golfe, os complexos de piscinas de Loulé e Quarteira, um estádio de Futebol (Estádio Algarve) moderno, criado no âmbito do Euro 2004, campos de futebol, pavilhões e, sobretudo “um movimento popular institucional e não institucional que constitui uma das diretrizes da política europeia do desporto” são alguns do fatores que Vítor Aleixo aponta como decisivos para a escolha favorável por parte da ACES», resumiu a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Já Hugo Nunes, vice-presidente do Município, responsável pelo pelouro do desporto refere ainda «a riqueza enorme de modalidades, de equipamentos mas também de atletas e dirigentes» que fazem com que esta candidatura seja o «reconhecimento” de toda a dinâmica desportiva existente no Concelho».

Nuno Santos, da ACES Portugal, falou do percurso da associação em Portugal, do pioneirismo de Guimarães Cidade Europeia do Desporto em 2013, e da Maia, neste ano de 2014. O responsável sublinhou «o excelente trabalho» dos vimaranenses e considerou ser este «um exemplo a seguir» até porque Guimarães foi também a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013, entre as dez melhores da Europa.

Nuno Santos manifestou o desejo que, após esta visita, Loulé possa seguir o caminho de Guimarães e da Maia. «Já existem várias cidades candidatas a este prémio. Não poderão ser todas, será sempre uma e será sempre a melhor. O que desejo é que Loulé consiga efetivamente este prémio», disse ainda. Caso isso venha a acontecer, a 5 de novembro, os responsáveis louletanos irão a Bruxelas para receber a bandeira de Cidade Europeia do Desporto que oficializa o momento.

Comentários

pub