Loulé lança Orçamento Participativo sob o slogan “No nosso Concelho, todos contam. Participe!”

A Câmara Municipal de Loulé inicia no dia 9 de maio a implementação do Orçamento Participativo 2014 do Município de […]

A Câmara Municipal de Loulé inicia no dia 9 de maio a implementação do Orçamento Participativo 2014 do Município de Loulé sob o slogan “No nosso Concelho, todos contam. Participe!”.

O Orçamento Participativo (OP), na sua fase de recolha de propostas, irá decorrer até ao dia 14 de junho, através de 11 sessões/assembleias participativas pelas freguesias do concelho de Loulé.

Após este período, as propostas recolhidas serão objeto de uma análise de viabilidade técnica por parte dos serviços camarários, por forma a efetuar a seleção final das propostas que serão colocadas a votação por parte da população durante o mês de setembro, de modo a definir quais os projetos a incluir na proposta de Orçamento do executivo da Câmara Municipal de Loulé para o ano de 2015.

O Orçamento Participativo (OP) será, em grande medida, um instrumento/meio de participação dos cidadãos na gestão da Câmara Municipal de Loulé, que tem como objetivo principal contribuir para uma participação informada, ativa e responsável por parte dos munícipes nos processos de governança municipal.

Este será um processo de características deliberativas, onde os munícipes e cidadãos do Concelho, através das suas propostas de investimento, decidem efetivamente quais os projetos que pretendem ver realizados no Município.

O Orçamento Participativo no Município de Loulé em 2014 será executado tendo por base uma aplicação dos investimentos de forma equitativa e proporcional em cada uma das freguesias do Concelho, de modo a que todas as freguesias sejam contempladas com investimentos provenientes do orçamento participativo.

Este será, por isso, um projeto pioneiro na região do Algarve, na medida em que a Câmara Municipal de Loulé será a primeira autarquia da região a levar a cabo um projeto de Orçamento Participativo com estas características, afetando para o mesmo o montante de meio milhão de euros.

O executivo camarário, com a implementação do projeto do Orçamento Participativo no corrente ano, dá cumprimento a uma das medidas que consagrou no seu programa eleitoral no âmbito da Cidadania, Governação e Participação.

As assembleias do Orçamento Participativo decorrerão de acordo o seguinte calendário:
Querença, 9 de maio, 21h00, Casa do Povo de Querença;
Tôr, 13 de maio, 21h00, Delegação Junta de Freguesia;
Benafim, 16 de maio, 21h00, Sport Clube Benafim;
Alte, 21 de maio, 21h00, Casa do Povo de Alte;
Quarteira, 23 de maio, 21h00, Centro Autárquico;
S. Sebastião, 27 de maio, 21h00, Junta de Freguesia;
Almancil, 30 de maio, 21h00, Escola EB 2,3 Almancil;
Salir, 3 de junho, 21h00, Salão Junta de Freguesia;
S. Clemente, 5 de junho, 21h00, Sala da Assembleia Municipal;
Boliqueime, 13 de junho, 21h00, Centro Comunitário de Vale Silves;
Ameixial, 14 de junho, 15h00, Junta de Freguesia.

Para mais informações:

www.cm-loule.pt
www.facebook.com/oploule
Email: [email protected]
Tel. 289 400 829

Comentários

pub