IPMA monitoriza bancos de bivalves entre Vila Real de Santo António e Olhos d’Água

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realiza, entre os dias 2 e 30 de junho, uma campanha […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realiza, entre os dias 2 e 30 de junho, uma campanha de monitorização dos bancos de bivalves ao longo da Zona Sul e Zona Ocidental Sul, a bordo do «NI Diplodus», com o objetivo de avaliar o estado de conservação dos bancos das espécies comerciais.

Os resultados obtidos irão permitir definir as quotas de pesca a atribuir por espécie e embarcação para 2014-2015.

Por forma a delimitar os bancos das espécies comerciais, será efectuado um levantamento das populações de bivalves que ocorrem entre Vila Real de Santo António e Olhos d’Água (Zona Sul) e entre Sines e Lisboa (ZOS).

Neste sentido, foi elaborada uma rede de estações definidas por perfis perpendiculares à linha da costa, distanciados de meia milha entre si.

Em cada perfil serão amostradas três estações, distribuídas entre as batimétricas dos 3 e 25 metros. Em cada estação serão realizados dois arrastos simultâneos com ganchorra, com a duração de 5 minutos e velocidade de 2 nós.

Para cada estação e ganchorra, as amostras serão triadas a bordo, guardadas em sacos plásticos devidamente etiquetados e congeladas.

Posteriormente, em laboratório, as espécies presentes nas capturas serão identificadas até à espécie, sendo determinado para cada uma delas o número de indivíduos e a respetiva biomassa.

Esta monitorização integra-se no âmbito do Projeto PRESPO (Programa INTEREG IVB, União Europeia, Fundos FEDER).

Comentários

pub